PROJETO DE INTERVENÇÃO
Por: jujujanu • 16/3/2018 • Projeto de pesquisa • 1.237 Palavras (5 Páginas) • 242 Visualizações
PROJETO DE INTERVENÇÃO
I- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
NOME DO PROJETO: CAPACITARESS
ÓRGÃO/INSTITUIÇÃO: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/Plantão Social Oeste
SUPERVISORA DE CAMPO: Ana Paula
ORIENTADOR ACADÊMICO: Andrea Bráz
II- INTRODUÇÃO
O Plantão Social Oeste , funciona na Secretaria de Administração Regional, na Gerência de Políticas Sociais. Serviço da politica municipal para atendimentos a famílias e indivíduos moradores fora da cobertura da área CRAS, nas situações sociais de urgência e emergência, na concessão de benefícios eventuais. Este
Serviço municipal comporta na sua estrutura (além outros trabalhadores) Técnicos de Serviço Social e Estagiários de Serviço Social conforme instrução técnica nº 4 da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Entre as áreas físicas configuradas, o Plantão social possui salas de atendimento individualizado e recepção para acolhimento, orientação e referenciamento para outros serviços se necessário.
III- DIAGNÓSTICO
São atendidas diariamente no Plantão Social em média 50 pessoas em dias que ocorrem a distribuição de CBA – Cesta Básica Assistencial e quando está em FTB – Falta Temporária deste Benefício, este atendimento cai em média para 30 atendimentos diários .
São recepcionados e encaminhados todas as pessoas que procuram por serviços no mesmo andar, sendo que todos os atendimentos são anotados no caderno da recepção e distribuídos para os setores diversos da Assistência.
IV- APRESENTAÇÃO
O presente projeto de intervenção pretende, propor a capacitação de todos os estagiários de Serviço Social que desejarem estagiar neste Plantão Social, dando ênfase a padronização por parte da equipe técnica (Assistentes Sociais), para que haja um melhor aproveitamento do campo de estágio no sentido da prática para que seja garantida a oportunidade de aprendizagem por parte dos futuros profissionais destes, que ora são alunos e aprendizes.
V- JUSTIFICATIVA
Devido à falta, de Prática, da área na qual busca formação acadêmica, o Estagiário ao chegar no campo de estágio se vê desprovido das informações que compõem a rotina de trabalho dos setores da Assistência Social inclusive muitos ainda não tiveram a disciplina Políticas Sociais da Assistência, possuem dificuldades para entender os fluxos, as Instruções Normativas Técnicas, tendo dificuldades até mesmo para entender o seu papel neste processo ensino-aprendizagem.
O melhor aproveitamento possível do espaço no campo de estágio no sentido aprendizagem profissional.
A importância da padronização desta recepção dos estagiários de Serviço Social, por todos os Técnicos de Serviço Social de forma a beneficiar todos os estagiários que desejam estagiar neste Plantão Social.
VI- OBJETIVOS
Geral:
Possibilitar o aprendizado no processo de profissionalização, numa maior aproximação com o fazer profissional do Supervisor de Estágio.
Específicos:
Propiciar a todos os Estagiários de Serviço Social a capacitação e orientação de forma padronizada pelos Técnicos Supervisores de Estágio em Serviço Social no
Início do estágio supervisionado.
Promover a capacitação do Estagiário possibilitando a articulação da teoria e prática.
Proporcionar ao Estagiários de Serviço Social melhor percepção do fazer profissional, neste processo de aprendizagem, dando-lhe melhores condições para o atendimento de recepção através dos conhecimentos adquiridos no período da capacitação.
VII- REFERENCIAL TEÓRICO:
Retirado do Site do CRESS, 21ª Região, o Art. 1º da Lei 11.788/2008 da Presidência da República, o estagio é um ato educativo e escolar supervisionado, devendo ter acompanhamento efetivo do professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte cedente, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho produtivo de educandos do curso de serviço social e objetiva o seu desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho.
De acordo com a Instrução Normativa nº 4/2002 da PBH, O atendimento individual do Plantão deverá ser realizado por técnicos com formação superior em Serviço Social; Estagiários do curso de Serviço Social poderão realizar atendimento, desde que sejam orientados e supervisionados por técnicos do referido Plantão;
Partindo-se destes referenciais legais, verifica-se a necessidade desta capacitação e de sua padronização de forma a atender a todos os Estagiários de Serviço Social interessados em estagiar neste equipamento público municipal.
VIII- METODOLOGIA
A metodologia aplicada neste projeto é a exposição e explicação detalhada pelo Supervisor, ao Estagiário sobre cada beneficio, através da apresentação dos impressos normativas, instruções técnicas e formulários próprios para a concessão de Benefícios.
Utilização pelo Supervisor do Estágio de procedimentos operacionais como apresentação, concessão e orientação para leitura da PNAS,LOAS, NOB, SUAS, Tipificação dos Serviços etc.
Acompanhamento dos atendimentos na recepção com a devida Supervisão.
...