PROJETO VIRANDO O JOGO
Por: marcia40 • 9/6/2016 • Projeto de pesquisa • 1.104 Palavras (5 Páginas) • 313 Visualizações
PROJETO VIRANDO O JOGO
[pic 1]
Cidade: São Paulo – Mogi das Cruzes
Contato: marciacamilleitq@gmail.com
Responsável: Márcia Cristina de Oliveira Araújo
Equipe:
- Rosilene dos Santos Aquino - Licenciatura em Pedagogia
- Maria da Penha de Oliveira - Licenciatura em Assistente Social
- André - Artes Marciais
- Claudia – Auxiliar/Apoio
- Erivaldo Simões Fernandes - Futebol
- José Roberto – Agricultura Natural e Vida Saudável
Parceria:
- Ministério do Esporte e Cultura
- Secretaria da Educação
- IBC – Igreja Brasil Para Cristo
- Equipe Loukos por Bike
- ACAPS – Associação Cultural Amigos Para Sempre
- Furlan Artes Marciais
- Projeto Lutando Pela Vida
1 - PROJETO
Novo século, novas mudanças, novos desafios. Diante deste contexto muitos problemas sociais e culturais emergem com grande veemência. Não podemos fechar nossos olhos para essa realidade, ou virar as costas a este problemas latentes que envolve a nossa sociedade.
A violência, drogas, pobreza e ociosidade o descaso com a saúde e alimentação, são realidades muito presentes na sociedade contemporânea, o qual traz implicações sérias nas várias dimensões do desenvolvimento do ser humano e consequentemente na sociedade. Isto é uma realidade presente nas grandes metrópoles.
O mundo moderno e tecnológico tem bombardeado nossas crianças e adolescentes de informações distorcidas e imagens não muito apropriadas a sua idade, que aguçam sua curiosidade e desejo de experimentar e se envolver com este cenário. É sabido que a fase da infância deve ser respeitada e orientada com muita responsabilidade.
Mediante o exposto, observa-se que cada vez mais cedo as crianças estão Interagindo com objetos inapropriados e também estão frequentando lugares a sua condição cognitiva e se envolvendo com as mazelas sociais. Neste viés os pais em alguns casos são escravizados pelo sistema capitalista, não consegue orientar os filhos e nem estar com esses filhos e as vezes não consegue direcionar essas crianças, adolescentes e jovens a algum espaço que que ocupem o corpo e amente destes sujeitos.
Precisamos promover meios que traga melhoria e qualidade de vida para todos, pois quando crianças, adolescentes e jovens estão ocupados, com uma aprendizagem significativa, com certeza trará a harmonia e a paz da comunidade em que vive.
2 - Justificativa
As comunidades e aglomerados, que foram se formando, mediante aos processos sociais de um país rico mais que fica na clausura da corrupção, são as mais afetadas pelas mazelas sociais. Pois as mesmas não foram arquitetadas e projetadas pelo poder público. Consequência deste fato são: ruas apertadas, sem saneamento básico, sem espaços de recreações e lazer, sem empresas e escritórios sem comercio que subsidiem emprego e esperança a essa sociedade em acessão.
Diante deste contexto buscamos subsidiar ações que ofereçam suporte e apoio à educação dos moradores na área esportiva e alimentar visando uma melhor qualidade de vida, entre outras ações, envolver os jovens no esporte de um âmbito geral e assim ocupar sua mente e seu corpo contra os vícios nocivo do mundo atual. Promover oficinas com o intuito de gerar uma mudança na vida de cada uma delas, a partir das apresentações de novas oportunidades e perspectivas de ação, de educação , de trabalho e de qualidade de vida.
Levá-los a entender a importância de uma alimentação saudável.
As ações planejadas e coerentes com certeza darão bons cidadãos os quais construirão um futuro melhor para todos.
3 - Objetivo Geral
Subsidiar ações coerentes e concretas que venham oferecer suporte e apoio à uma educação continuada digna e com qualidade de vida.
4 - Objetivos Específicos
Aguçar o olhar dos jovens para as praticas de esporte, lazer e cultura.
Nortear saberes tecnológicos com responsabilidade.
5 - Onde vai acontecer
São Paulo: Mogi das Cruzes – Bairro Cocuera
6 - Data de realização
Não definida
7 - Público
Compreendido entre 09 e 17 anos
8 - Descrição
8.1 - METODOLOGIA
DAS CONDIÇÕES DE INGRESSO
A participação do aluno estará condicionada a matrícula e frequência escolar em torno de 80%, através da apresentação de declaração comprobatória expedida pela escola.
Acompanhamento das médias escolares (trimestralmente), que deverá ser no mínimo média 6.0 (seis)
Implementação em Mogi das Cruzes, no bairro Cocuera, de núcleos de esporte recreativo e de lazer, de caráter pedagógico garantindo o envolvimento direto de todas as faixas etárias, em atividades sistemáticas como: Jiu Jitsu, capoeira, graffiti, desenho, pintura, entre outros.
...