Participações Societárias no Serviço Social
Por: Lissouza • 4/4/2016 • Trabalho acadêmico • 859 Palavras (4 Páginas) • 238 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE BATISTA BRASILEIRA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Respostas das questões da atividade de FHTM III
BIANCA MAGALHÃES
ELISANGELA SOUZA
GILVANA GOMES
THAYNA SIBALDO
Salvador
2016
DESENVOLVA:
- Relações Sociais no modo capitalista de produção;
burguesia e proletariado.
o
.
Ee quadro contraditório .
- Questão Social;
A questão social surgiu no século XIX, na Europa, com o objetivo de exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente. O processo de urbanização e industrialização deu origem ao empobrecimento da classe operária, e acabou por conscientizá-los das condições em que trabalhavam, onde a questão social acabou atingindo contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que recorreu à criação de políticas sociais. A atual questão social se refere à ampliação do trabalho na sociedade capitalista, começando pela degradação do trabalho a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho, e isso ocorre quando o estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações e etc.
A questão social é muito vinculada com a desigualdade social, e essas questões acabaram propiciando a criação do Terceiro Setor na sociedade, a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar nos pedidos por mudanças na política. A desigualdade social no Brasil origina vários problemas como o desemprego, sequestros, violência, problemas que causam desequilíbrios no clima político e social brasileiro.
Muitas pessoas encaram a questão social como uma responsabilidade exclusiva do governo. Contudo, os problemas que surgem na sociedade são muitas vezes fruto de carências materiais e intelectuais, ou seja, da pobreza. Sendo que a pobreza é vista como uma causa individual, deve por isso ser da responsabilidade de cada um. O grande desafio é que alguns problemas como desigualdades sociais e injustiças são muitas vezes tolerados e ignorados porque não representam uma ameaça direta ao poder político. Por outro lado, os homicídios e sequestros, por representarem ameaças ao poder, recebem uma intervenção por parte do governo. É por esse motivo que a questão social representa uma área que precisa evoluir bastante no Brasil.
- Estado;
a
.
- Políticas Sociais;
São ações governamentais desenvolvidas em conjunto por meio de programas que favorecem a garantia de direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma equilibrada e justa. A Política Social também promove programas, propõe e analisa linhas de financiamento com recursos públicos e avalia os resultados alcançados com as medidas adotadas. Pode proceder como gestor em secretárias estaduais, municipais ou federais, bem como em empresas e órgãos da administração pública, melhorando as políticas já existentes ou definindo novas estratégias para sancionar problemas da coletividade, sempre de acordo com a viabilidade social, econômica e política. Essa Política tem como assegurar à população, direitos à cidadania, tais como: educação, saúde, trabalho, assistência social, previdência social, justiça, agricultura, saneamento, habitação popular e meio ambiente. Tendo a Assistência Social como uma política de Seguridade Social, não contributiva que se cumpri através de ações de iniciativa pública e da sociedade, assegurando atendimento às necessidades básicas.
O sistema descentralizado e participativo de Assistência Social vem de um acervo organizado de atitudes articuladas nas três esferas do governo que conta com a participação da sociedade civil por meio dos conselhos. O sistema ordenado é determinante pela rede diligente de serviços assistenciais voltadas para o contexto de necessidade da população.
...