Plano de ação
Por: ditado • 31/10/2016 • Projeto de pesquisa • 1.450 Palavras (6 Páginas) • 203 Visualizações
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL
ROSILENE COQUEIRO VIEIRA
Plano de Ação
ARTETERAPIA E SAÚDE EMOCIONAL DE PACIENTES EM TRATAMENTO NO CAPS
[pic 3]
Brumado
2015
ROSILENE COQUEIRO VIEIRA
Plano de Ação
ARTETERAPIA E SAÚDE EMOCIONAL DE PACIENTES EM TRATAMENTO NO CAPS
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharel em Serviço Social da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. Para obtenção de nota do Plano de Ação pertinente ao Estágio Curricular Obrigatório II.
Professores: Adarly Rosana Moreira Goes
Brumado
2015
ARTETERAPIA E SAÚDE EMOCIONAL DE PACIENTES EM TRATAMENTO NO CAPS
1. APRESENTAÇÃO
As oficinas terapêuticas funcionam como um dos elementos organizador do cotidiano nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). São estratégias de cuidado, interação e socialização. Qualitativa com o objetivo de analisar as oficinas terapêuticas e sua congruência com o modo de atenção psicossocial. A análise temática de conteúdo apontou duas categorias: "Oficinas na lógica da atenção psicossocial" e "Face nova para antigas práticas". Na primeira, foram observados os locais onde os usuários eram motivados a participar e verificou-se que a expressão de sentimentos era estimulada como forma de cuidar e intervir no processo de exclusão dos sujeitos.
Na segunda categoria, os resultados demonstraram que em alguns serviços as oficinas eram realizadas como passatempo. É necessário que as equipes reflita sobre os fundamentos teóricos das oficinas realizadas, articuladas à consciência dos trabalhadores sobre sua condição de sujeitos sociais, considerando que essa postura possibilita o avanço na construção de práticas que visam ampliar a autonomia de todos - usuários e trabalhadores. uma oportunidade de emprego e inserir os pacientes no mercado de trabalho são os objetivos da Oficina de Artesanato desenvolvida pelo Centro de Atenção Psicossocial da região da Bahia(CAPS/Bahia).
2. JUSTICATIVA
Os projetos da Oficina de Artesanato desenvolvida pelo Centro de Atenção Psicossocial da região da Bahia (CAPS/Bahia), Junto com a Secretaria Municipal de Saúde darão uma oportunidade de emprego e os pacientes serão inseridos no mercado de trabalho. A oficina será realizada com 25 usuários do CAPs que já passaram por tratamento no local e estão em fase de estabilidade e também não
só aqueles que têm algum transtorno mental, mais aqueles que têm depressão e precisa ocupar a sua mente para não pensar em coisas ruins.
O artesanato é uma forma de ganha algum renda extra no dia a dia. É também uma forma de desenvolver a colocação motora, o convívio com outras pessoas na nossa sociedade.
3. OBJETIVO
Através do meu projeto que os usuários têm uma forma melhor de vida e que a nossa sociedade aceitas estas pessoas do jeito que elas são e que possa quebra o preconceito através de ajuntar, dar oportunidade no primeiro emprego e também possam comprar os objetos que eles irão fabricar que é uma forma de quebra o preconceito. Que os familiares podem apoiar no tratamento.
3.1. Objetivos específicos
- Reduzir os sintomas: Farmacologia, grupos terapêuticos, apoio familiar;
- Reduzir a Iatrogênica: diminuindo e eliminando sempre que possível as consequências físicas e comportamentais da institucionalização prolongada;
- Promover a competência social e profissional;
- Apoiar a família em seu grupo social.
- Promover a autonomia.
4. POPULAÇÃO ALVO
Pacientes com transtornos psíquicos graves e persistentes referidos dos serviços de saúde mental e pacientes que tem depressão.
5. RECURSO HUMANO
A unidade constitui das seguintes equipes:
1 Enfermeira;
1 Auxiliar de enfermagem;
1 Terapeuta ocupacional;
1 Auxiliar de enfermagem
1 Psicóloga;
1 Assistente Social;
1 Recepcionista;
1 Coordenadora
4 Auxiliares de serviço gerais
6. METODOLOGIA
Os pacientes serão triados por uma professora para segundar o trabalho de acordo ao que a professora for ensinar e com a capacidade de fazer uma ótima asseguração na aula de artesanato e que possa passar para as outras pessoas o que elas estão apreendo.
Plano I: O plano de atendimento nos primeiros 7 meses visa resgatar hábitos de socialização, auto-estima , conhecimento sobre o artesanato e desenvolvimento de habilidades cognitivas..
Plano II: Treinamento profissionalizante, adaptado para cada paciente conforme capacitação específica de cada um necessariamente dentro do CAPS.
Auxilio na busca de trabalho também através de convênios com empresas. Os períodos de permanência nos planos são estimados em caráter experimental dependendo sua confirmação da evolução prática do trabalho. Período do curso Novembro, dezembro, janeiro e fevereiro.
1º Reunião
11/11/2015 (fabricação de artesanato coxa
e almofadas )
2º Reunião
02/12/2015 (fabricação de bonecas)
3º Reunião
18/01/2016 (fazer bolsas de material reciclados)
4º Reunião
15/02/2016 (fazer brinquedos com material reciclados)
7. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
O projeto esta previsto para ser executado entre os meses de novembro de 2015 a fevereiro de 2016. Com ajuda da equipe do CAPS que irá me auxiliar no momento do desenvolvimento do projeto e que ocorra no tempo previsto. Que os usuários possam ficar satisfeitos com as oficinas de artesanatos e também possa der reconhecimento pela sociedade em geral.
...