Problematica social
Por: junioorr • 2/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.342 Palavras (14 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................4
DESENVOLVIMENTO.................................................................................................5
CONCLUSÃO.............................................................................................................15
REFERÊNCIAS..........................................................................................................16
INTRODUÇÃO
O diagnóstico social da criança e adolescente da cidade de Uauá, mostra-nos as politicas públicas de amparo aos mesmos, onde assegura-os o cumprimento do estatuto da criança e do adolescente. Do mesmo modo foram coletados informações sobre ofertas e serviços desenvolvidos pelos equipamentos de educação, esporte, lazer, saúde, cultura e assistência social onde desenvolvem projetos para que os jovens adolescentes não tenham seus direitos violados, o programa bolsa família também vem estimulando o fortalecimentos da família O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece conselhos de direitos, Configurados como instrumentos de discussão, formulação e deliberação da política social. Para criança e adolescente, numa corresponsabilidade dos poderes públicos e da sociedade. Civil para cumprir suas normativas. Indivíduos. Este trabalho reafirma a importância do estudo e aplicação prática dos princípios Para a excelência das ações voltadas para esse segmento em todas as áreas da sua vida social. Demonstra-se a importância de se avaliar a nossa postura em relação ao este grupo social no Qual está envolvido, direta ou indiretamente, e a abster-se da tentativa de pôr no outro a. Culpa pela pobreza, violência ou algum possível conflito ou insucesso em qualquer. Circunstância. Na busca dos princípios basilares da boa aplicação da legislação na vida diária Desses pequenos para alcançar o pleno direito e conscientizá-los de seus deveres.
DESENVOLVIMENTO
O Município de Uauá-Ba localiza-se no micro região de Euclides da cunha, as margens do rio. Vaza Barriz, possui uma área de 2948 km de extensão, e uma população aproximada a 30.000. Habitantes sua economia baseia. Sena caprino ovinocultura, e na agricultura de subsistências, agricultura familiar município estar localizado no perímetro da seca segundo dados IBGE a população de zero a19 anos é cerca de quatro encontra-se em situação de vulnerabilidade social e inseridas Programa Bolsa Família, conforme apontam os indicadores SAGI (2014). Serviços governamentais e de sociedade civil garantem atendimento a aproximadamente 1500 crianças e adolescentes, na sede e no interior, que se encontra neste perfil. Atualmente no município de Uauá tem atendimento disponibilizado a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, por órgão governamental, é através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos, que se encontra atuando na sede do município e em 17 localidades da zona rural, cujo público prioritário é infantes e jovens de 0 a 17 anos, que estão em situação de. Trabalho infantil, vivência de violência e, ou negligência, fora da escola ou com defasagem escolar superior a dois anos, em situação de acolhimento, em cumprimento de MSE em meio aberto, egressos de medidas socioeducativas, situação de abuso e/ou exploração sexual, com medidas de proteção da ECA; crianças e adolescentes em situação de rua e vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência*, conforme o preconizado pelo MDS. Os itens em negrito identificam os casos prevalentes no município de Uauá. São realizadas atividades socioeducativas, reflexivas, lúdicas e de convivência comunitária e familiar, conforme o ciclo de vida dos sujeitos, com intuito de oferecer aos mesmos a possibilidade de ressignificação e redirecionamento de suas vivências, incentivando o protagonismo e a autonomia das crianças e adolescentes no enfrentamento das situações problemáticas. E através dos Centros de Referência em Assistência Social que realizam acompanhamentos e atividades especificas com as famílias destas. As crianças e adolescentes da sede do município são atendidas por ações de iniciativa da sociedade civil: Projeto Construindo Cidadania e Clube de Mães que oferecem oficinas e atividades culturais. Insere-se neste rol a APAE, que oferece o suporte às crianças e adolescentes com deficiência.
Os principais desafios identificados: a participação contínua das famílias nas ações desenvolvidas para crianças e adolescentes garantir atendimento nas regiões descobertas pelos programas e projetos acima citados; o número limitado da capacidade de atendimento disponibilizado pelo MDS para o SCFV; investimento financeiro restrito tanto na instância governamental, quanto para iniciativas da sociedade civil.
PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL
CONSELHO TUTELAR
CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DA ASSITÊNCIA SOCIAL - CREAS
O conselho tutelar juntamente com o CREAS durante o ano de 2013 até os dias atuais vem realizando trabalho direcionado a criança e adolescente. Juntos chegaram à conclusão de que o índice é considerado médio pela que estimasse em nosso município, sendo que temos a percepção que existem muitos casos que não são denunciados pela população por medo, por serem coniventes ou até mesmo por falta de conhecimento por morar e uma localidade que não tenha meios de se comunicação devido a distancia. Entretanto diante desse desafio o conselho tutelar e o CREAS atuam realizando palestras informativas para a população, campanhas, manifestos, preventivas conscientizando a população o que deve ser feito quanto direito da criança e adolescente estiverem e forem violados. Quando os direitos são violados encaminhamos para a rede de proteção CREAS e CRAS entre outros.
...