Projeto de Intervenção
Por: paularizia • 15/11/2017 • Trabalho acadêmico • 580 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
TRABALHO EM GRUPO – TG
Paula Rizia da Conceição RA 1431874
_____________________ RA__________________
____________________ RA__________________
____________________ RA__________________
____________________ RA__________________
____________________ RA__________________
POLO
Rio das Ostras RJ
2017
Questão discursiva TG (Trabalho em Grupo)
Serviço Social - 1º Bimestre
Prof. José Junior
Quais são os objetivos do trabalho do assistente social? (Pensar e refletir de forma sistematizada)
Nos primórdios da profissão, o estado a burguesia e a igreja, atuavam em práticas humanistas, uniram-se para formar um bloco de fusão, no resgate da convivência pacífica entre as classes sociais. Na sua origem surgiu uma profissão conservadora e assistencialista com caráter de prestação de serviços.
O Serviço Social é uma profissão de cunho assistencial, inscrita na divisão social do trabalho, que tem como objetivo amparar e promover de forma justa e igualitária, os indivíduos para obtenção da promoção de bem estar físico, psicológico e social. Promover o direcionamento dos indivíduos a seus direitos sociais assegurados pelo estado através das políticas públicas. Esse profissional, pode trabalhar em empresas privadas, instituições públicas e ONGs (Organizações Não Governamentais) como: empresas, sindicatos, centros de pesquisa e assessoria, fundações, universidades, sistema jurídico e presidiário, área da saúde e setores da prefeitura.
A profissão surgiu nos anos 30, as primeiras escolas a partir de 1936, mas a profissão só foi regulamentada no Brasil em 1957. Apresenta uma intervenção investigativa, através da pesquisa e da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e serviços sociais que visam a preservação e aplicação dos direitos sociais. Porém, até 1940 era influenciada pela doutrina neotomista de São Thomas de Aquino que tinha como objetivo central nesse período trabalhar a moral o respeito e a formação da pessoa humana. Os profissionais, não tinham um posicionamento de defesa das lutas e sim intenção da formação moral e religiosa dos indivíduos. O Serviço Social tradicional, utilizava a metodologia de caso, grupo e comunidade. Era considerado como natural as condições de exploração. Na década de 1960 houve o desprendimento do conservadorismo e com o decorrer dos anos surgiram várias transformações no modelo profissional.
Para exercer a profissão é exigido a qualificação requerida com curso superior na área de serviço social e inscrição no Conselho regional de Serviço Social.
O Objetivo que levou ao surgimento da profissão vem da emergência da questão social, do conjunto das expressões das desigualdades sociais ou seja problemas da sociedade capitalista madura e do antagonismo entre o capital e trabalho, com a tentativa de minimizar os problemas sociais causados pelo capitalismo e pela revolução industrial que trouxe uma grande população para os centros urbanos na busca de melhores condições de vida. Competências e habilidades desse profissional é planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais que permita ações profissionais prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais na perspectiva de orientar a população na defesa de seus direitos. O objetivo é a transformação social dos indivíduos.
...