Projeto de açao
Por: dyda • 11/5/2015 • Projeto de pesquisa • 11.360 Palavras (46 Páginas) • 206 Visualizações
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
daiele carolina piza santos
[pic 7]
[pic 8]
2014/2
Ji- Paraná
1. APRESENTAÇÃO
O projeto de ação foi realizado pela acadêmica do curso de Serviço Social Daiele Carolina Piza Santos, para elaboração do estágio curricular obrigatório II, EAD/UNOPAR de Ji-Paraná – RO, sob a orientação da Assistente Social Simony da Silva Ferreira e supervisionado pelo Assistente Social Leonardo Santos Neris. Através de pesquisas realizadas em campo com moradores no bairro Habitar Brasil, na Cidade de Ji-paraná/RO.
A cidade de Ji Paraná localiza-se na região central do estado de Rondônia, sendo atualmente o segundo Município mais populoso do estado com aproximadamente 128,26 mil habitantes, (IBGE, 2014).
A cidade é dividida em dois distritos, e estes é dividido pelo Rio Machado, no qual possui apenas uma ponte. A parte mais antiga da cidade é o centro do primeiro distrito, onde surgiu às primeiras casas, a primeira igreja católica. Após o centro, as pessoas foram para o segundo distrito, onde possui um centro comercial maior, e onde enfrenta um índice alto de criminalidade.
O projeto de extensão possibilitou a coleta de dados através de entrevistas com a comunidade no Bairro Habitar Brasil.
Este projeto se baseia na lei 8.662/93(Lei de Regulamentação da Profissão), o Código de Ética do Profissional (Resolução CFESS n° 273/93 de 13 de março de 1993) Conselho Federal de Serviço Social e a lei de Diretrizes Curriculares -ABEPSS Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, conforme o art. 4° do Decreto 87.497, de 18 de agosto de 1982, o qual irá fomentar um aprendizado teórico- prático no qual se colocará em prática as dimensões teóricas- metodológico ético-político e técnico-operatório, para nossa formação acadêmica.
Este projeto foi realizado no período de 13 de outubro de 2014 a 14 de novembro de 2014, perfazendo o total de 150 horas. O trabalho foi realizado atrás de coleta de dados, entrevistas, pesquisas e produção de relatórios. Num primeiro momento, fizemos uma análise ao local do bairro sorteado, onde buscamos conhecer o território para podermos desenvolver nossa pesquisa, buscando junto à população local as informações, para preenchimento do questionário, bem como suas necessidades.
O campo de estágio foi rico em experiência, foram feitas visitas domiciliares, entrevistas com moradores, do bairro, e autoridades. Período que foi abordado os elementos fundamentais para a prática social, o qual não se esgota aqui. Teve a experiência no espaço sócio ocupacional e econômico da população que fazem parte dessa comunidade, com o processo de levantamentos de dados. Conhecer as necessidades de demandas da população do Bairro HABITAR BRASIL foi o ponto de partida para o embasamento ao trabalho social, através do contato com as famílias, visitando suas casas e vendo como vivem. Considerando que as famílias do bairro precisam de urgentes estratégias e ações eficazes digna de um trabalho mais humanizado voltado para os problemas de ordem socioeconômica. Alguns moradores são assalariados e outros economicamente recebem menos de um salário mínimo, as famílias são compostas na sua maioria por crianças e jovens. Usam como meio de informações, a televisão, internet, celulares e o rádio.
Percebe-se que a maioria possui baixa escolarização. É uma população que se encontra afastada dos meios intelectual público observa-se que a maioria das famílias não tem uma condição muito boa. As atividades profissionais predominantes no bairro, entre as mulheres a maioria são donas de casa, e domésticas. Dentre os homens temos, servente, autônomo. Essa comunidade tem características simplistas e carentes, pois falta a eles maior conhecimento intelectual para realizar suas reivindicações e fazer uso de seus direitos como cidadãos. Mediante a tantas necessidades, seria conveniente um pouco mais de atenção por parte dos órgãos públicos em atendê-los em suas reivindicações na maioria das vezes muito justa. Este estágio de extensão possibilitou para a formação acadêmica maior conhecimento na Práxis, de como inserir a teoria na pratica, e proporcionou em conhecer a realidade social do Bairro HABITAR BRASIL, suas manifestações das questões sociais. A reflexão acerca das ações desenvolvidas sempre esteve presente à supervisão de um profissional de Serviço Social.
Ficou evidente a ausência do Poder Publico para a população, como ruas pavimentadas, profissionais na área da saúde, bem como o atendimento do Agente de Saúde, ou o Médico da Família, que possa atender pacientes, assim como medicamentos na farmácia do Posto de Saúde, creches, Posto de Segurança Pública, bem como uma área de lazer. Considerado a importância do Serviço Social para a questão da desigualdade de direitos e socioeconômicos, percebe-se que somente a intervenção do profissional do Serviço Social, através dos órgãos competentes, tem como elaborar projetos que possam atender a comunidade como um todo, e amenizar a desigualdade Social existentes no Bairro HABITAR BRASIL, no município de Ji-Paraná-RO. O Serviço Social é de grande importância para essa população, que poucos conhecem seus direitos constitucionais, e tão poucos seus deveres como cidadão, somente com a participação da população busca-se alternativas viáveis para a conquista da cidadania.
Com visita feita ao CRAS Centro de Assistência Social, que fica no bairro JK, onde são feitos os atendimentos da população do bairro Habitar Brasil, podemos observar que esta sendo de forma precárias não tem equipe técnica conforme as Orientações da cartilha do CRAS. Oferecem oficinas quando da, não tem carro para fazer as visitas, este mesmo CRAS atende os bairros vizinhos sendo bairros Jorge Teixeira, nossa senhora de Fatima, alto alegre, boa esperança, Val Paraiso, JK e o Habitar Brasil.
2. JUSTIFICATIVA
O referente projeto visa entender a exigência da falta de Saneamento básico do bairro realizado.
Saneamento básico e um conjunto de procedimentos adotados numa determinadas região que visa proporcionar uma situação higiênica saudável.
Nas entrevistas realizada com os moradores, uma das situações citadas foi à questão do saneamento básico, pelo fato que quando chega o período chuvoso, eles tem uma dificuldade de trafegar, e nesse período às vezes entram em suas residências, tendo também alguns surgimentos de infecções, por exemplo, viróticas, bacterianas entre outras. Os procedimentos podem citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos.
...