Projeto de interveção
Por: Ayumi Mirelle • 3/4/2016 • Projeto de pesquisa • 1.253 Palavras (6 Páginas) • 229 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
AYUMI MIRELLE DE MELO SALES
MULHERES ASSISTIDAS PELO CENTRO SOCIAL-FNLS, ENTRE A AUTONOMIA E A DEPENDÊNCIA.
Projeto de intervenção apresentado à disciplina de Estágio II do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como requisito parcial para avaliação.
Nome do Tutor Externo – Kalenna Santos de Almeida
Nome do Supervisor de Campo – Sandy de Souza Alves Cordeiro
[pic 5]
feira de santana
2015
SUMÁRIO[pic 6][pic 7]
1 INTRODUÇÃO ...............................................................................................................04
2 CONTEXTUALIZAÇÃO, JUSTIFICATIVA E PROBLEMATIZAÇÃO................................05
3 OBJETIVOS ..................................................................................................................06
3.1 OBJETIVO GERAL ....................................................................................................06
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ......................................................................................06
4 PÚBLICO-ALVO ............................................................................................................07
5 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS ..........................................................................08
6 METAS ..........................................................................................................................09
7 AVALIAÇÃO E CONTROLE ..........................................................................................10
8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ...............................................................................11
9 RECURSOS (VALORES APROXIMADOS) ..................................................................11
9.1 GASTOS COM PESSOAL .........................................................................................11
9.2 GASTOS COM MATERIAL ........................................................................................11
9.3 GASTOS COM DESLOCAMENTO ............................................................................11
9.4 ORÇAMENTO TOTAL ................................................................................................11
REFERÊNCIAS ................................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO[pic 8]
O seguinte trabalho contempla mulheres faz-se necessário então esclarecer a cerca da identidade de gênero, que se refere à maneira como o indivíduo independente do sexo biológico masculino ou feminino se reconhece na sociedade.
Segundo Louro (1997, p.77), gênero “refere-se ao modo como as diferenças sexuais são compreendidas numa dada sociedade, num determinado grupo, em determinado contexto”. Isso quer dizer que não é propriamente a diferença sexual de homens e mulheres que delimita as questões de gênero, e sim as maneiras como ela são representadas na cultura através do modo de falar, pensar ou agir sobre o assunto.
O referido projeto destina-se mulheres com o seguinte perfil: a maioria são mães, donas de casa, muitas delas são arremo de família e contribuem com a única fonte de renda do lar. Por tratar-se de uma sociedade patriarcal como o Brasil essa realidade é vivenciada por um número significativo de famílias que enfrentam diversos desafios impostos por uma sociedade excludente.
O processo de globalização influencia diretamente na economia e na vida desses sujeitos, esse contexto trás contribuições positivas como o conhecimento de novas culturas e acesso aberto á informação, todas essas alterações influenciam a sociedade, pois cria mais desigualdades, gera desemprego, já que necessita de mão de obra qualificada e causa reduções de políticas públicas pelo Estado, entre outros.
Diante desta perspectiva, o seguinte trabalho terá como objetivo relacionar a teoria á pratica em campo de estágio, e nesse sentido trazer possíveis alternativas para a demanda a ser trabalhada com o objetivo de enfrentar os desafios impostos a esses sujeitos.
2 CONTEXTUALIZAÇÃO, JUSTIFICATIVA E PROBLEMATIZAÇÃO[pic 9]
A Instituição em que será aplicado o projeto tem como área de concentração mulheres que somam um alto índice de baixa escolaridade, e em virtude dessa realidade tem como questões a falta de renda formal, dificuldades para manter a sobrevivência.
2.1 CONTEXTUALIZAÇÃO
O Terceiro Setor ou comunmente chamadas de Instituições sem fins lucrativos exercem um grande papel na sociedade, pois é o novo elemento de iniciativa privada em busca do interesse comum. As Instituições sem fins lucrativos surgem baseada na carência do Estado e necessidades da população, que se expande juntamente com o capitalismo. É a maneira mais genuína de demonstração de cidadania e participação social, além de ser uma significativa forma de participação econômica para o país.
O Centro Social Fundação Nossa Senhora de Lourdes está localizado na Avenida Senhor dos Passos, Nº 269-Centro. Trata-se de uma Instituição privada sem fins lucrativos,tendo uma equipe composta por 01 Coordenadora, 01 Assistente Social, 01 professora de artesanato e serviços gerais. A Instituição é responsável pela organização e oferta de serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social e atualmente a instituição atende ao Bairro Tanque da Nação e outras pessoas de diversos bairros de Feira de Santana.
...