Projeto de intervenção socialista
Por: Tatiana Ferreira • 24/5/2017 • Projeto de pesquisa • 2.222 Palavras (9 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
PROJETO DE INTERVENÇÃO:
O assistente social na sala de espera: ampliando informações sobre promoção e prevenção da saúde
PINHEIRO MACHADO-RS
NOV/2016
[pic 2]
TATIANA FERREIRA PEREIRA-RA 8945195788
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Projeto de Intervenção apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado II
PINHEIRO MACHADO-RS
Nov/2016
1.0 Dados da Instituição Concedente
Nome: Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado- Sec. De Saúde.
Endereço: Rua Nico de Oliveira, 763 Centro
CNPJ: 88084942/0001-46
Cidade: Pinheiro Machado
Estado: RS
CEP: 96470-000
Telefone: (53) 32483546
1.1Identificações do Representante Legal:
Representante legal: José Felipe da Feira
Cargo: Prefeito
1.2 Descrições do Campo
Núcleo de Apoio à Saúde da Família é um Programa criado pela portaria 154/8 do Ministério da Saúde, formado por equipes multiprofissionais que atuam de maneira integrada e apoiando os profissionais das equipes Saúde da Família, compartilhando praticas e saberes em saúde com as equipes de referencias apoiadas, buscando auxiliá-las no manejo ou resolução de problemas clínicos e sanitários, bem como agregando praticas, na atenção básica que ampliem o seu propósito de ofertas. O NASF tem como objetivo ampliar a abrangência das ações da atenção básica, buscando contribuir para a integralidade de cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A equipe do NASF de Pinheiro Machado atualmente é constituída por uma assistente social, uma psicóloga, uma nutricionista e duas educadoras físicas (uma da zona urbana e outra da zona rural) atuando de maneira integrada onde apoia os profissionais das cinco Estratégias Saúde da Família do município. O NASF compartilha as práticas e saberes em saúde nos territórios de área da cobertura de cada ESF, sejam nos grupos de Hiperdia (voltado à pacientes portadores de diabetes e hipertensão), gestantes, crianças e adolescentes, puericultura, saúde mental, convivência, artesanato, caminhada orientada, atividades físicas dentre outros.
2.0 Dados do Projeto
2.1 Títulos do Projeto
O assistente social na sala de espera: ampliando informações sobre promoção de saúde
2.2 Local de atendimento e desenvolvimento das atividades
O referido projeto será desenvolvido na Estratégia Saúde da Família Zona Sul que conta com maior número de famílias atendidas por esta unidade.
2.3 Área de abrangência
Será executado no Município de Pinheiro Machado, em um ESF da zona urbana.
3.0 Problemas diagnosticados
Implantar a Sala de Espera nesta Estratégia tendo em vista propiciar um ambiente de acolhimento e vínculo aos usuários aproximando os pacientes ao serviço de saúde oferecendo informações voltadas à saúde bem como o orientando enquanto aos seus direitos e deveres como forma de cidadania.
4.0 Objetivos Gerais
Considerar a necessidade dos pacientes da Sala de Espera em ter um atendimento mais humanizado e acolhedor com profissionais da saúde tendo a oportunidade de conscientizar e informar a demanda que utiliza do serviço.
4.1 Objetivo específico
* Descontrair e diminuir a ociosidade no ambiente de espera.
*Troca de experiências e vivências entre estagiário, profissionais e participantes.
* Distribuição de materiais informativos e educativos sobre saúde.
*Motivar o usuário com o autocuidado, através de conversas descontraídas e acolhedoras.
* Criar um vínculo com os usuários.
5.0 Justificativa
Através da observação de demora no atendimento e o tédio das salas de espera, o assistente social juntamente com a equipe interdisciplinar do NASF visa exercer suas funções de fortalecimento de autonomia, de educação e mobilização em saúde, do funcionamento dos SUS e seus direitos como cidadão. O trabalho de equipe requer do profissional de Serviço Social a observância dos seus princípios ético-políticos pautados nos documentos de diretrizes de sua prática profissional, sendo eles: o código de ética profissional e a lei da regulamentação da profissão (1993) e as diretrizes curriculares da ABEPSS (1996).
6.0 Público- Alvo
Institui-se público-alvo desse projeto crianças, adolescentes, gestantes, idosos, homens, mulheres como também assistente social, estagiária e profissional da UBS.
7.0 Descrições do espaço físico, e dos recursos institucionais, físico, materiais e humanos necessários para o desenvolvimento das atividades
O projeto foi executado na sala de espera da UBS zona sul, espaço que as cadeiras foram colocadas em roda, sala sem TV ou áudio. Não foi necessário recursos da instituição, sendo utilizado apenas material impresso. A equipe humana se deu com o público presente na ocasião e com a equipe profissional da UBS.
7.1 Relações de atividades e data de execução
Dia: 24/10/2016 9h às 11h30min
*Promoção da Saúde
Dia: 25/10/2016 9h às 11h30min
*Promoção da Saúde
8.0 Parceiros técnico-financeiros
* UBS zona Sul
* Acadêmica de Serviço Social da universidade Anhanguera-UNIDERP Tatiana Ferreira Pereira
9.0 Produto do projeto
Construir um espaço de promoção e prevenção em saúde para os usuários da UBS.
10.0 Impactos esperados
Espera-se promover a conscientização da importância da promoção de saúde, para que possam ter uma melhor qualidade de vida. Construir conhecimento acerca dos assuntos abordados, além de troca de experiências dos usuários.
...