Projeto de pesquisa Porque o Crack se tornou uma Epidemia no Brasil?
Por: dualisson • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 940 Palavras (4 Páginas) • 325 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social
LEIDIJANE CORRÊA DA CRUZ
Projeto de pesquisa
Porque o Crack se tornou uma Epidemia no Brasil?
[pic 4]
Governador Valadares
2015
leidijane corrÊA DA CRUZ
PROJETO DE PESQUISA
Porque o Crack se tornou uma Epidemia no Brasil?
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Instrumentalidade em Serviço Social; Movimentos Sociais; Políticas Setoriais Contemporâneas; Pesquisa Social e Oficina de Formação.
Prof.: Amanda Boza; Maria Angela Santini; Maria Lucimar Pereira; Rodrigo Zambon.
polo
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...............................................................................................................3
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA....................................................4
3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS.....................................4
4 JUSTIFICATIVA.............................................................................................................4
5 METODOLOGIA............................................................................................................4
6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..........................................................................................5
7 CRONOGRAMA DA PESQUISA...................................................................................5
8 ORÇAMENTO................................................................................................................6
9 RESULTADOS ESPERADOS.......................................................................................6
REFERENCIAS.................................................................................................................6
1. INTRODUÇÃO
Os primeiros relatos de uso do crack no Brasil emergiu em 1989 principalmente com registros de que os usos eram feitos por crianças e adolescente em São Paulo.
Em 1988 ocorreu o primeiro apreendimento da polícia na metrópole de São Paulo, na qual a droga que dominava na época era a cocaína. Hoje depois de anos do acontecido a droga virou uma epidemia e o maior vilão se tornou o crack. Na época o crack começou a ser consumido em São Paulo e migrou para os outros estados com rapidez e com isso a droga se firmou no nosso país até hoje destruindo a vida de milhares de jovens e crianças. Durante anos os assuntos relacionados às drogas no Brasil foram abordadas apenas com ações repressivas e de forma marginalizada, não sendo distinguida como uma questão de saúde pública.
A primeira legislação sobre drogas instituída no Brasil foi através da lei nº 6.368 de 1976, tendo estado em vigência por 26 anos. Também em 1976, a união criou o Sistema Nacional Antidrogas, com o objetivo de estabelecer as atividades do campo público para prevenir o uso indevido de drogas, reduzirem os danos decorrentes desse uso, tratar os usuários e dependentes de drogas e debelar a sua produção e o seu tráfico ilícito.
A droga já teve o uso identificado entre consumidores das 27 capitais brasileiras, principalmente jovens e pobres, conforme pesquisas do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid).
Em todas as classes sociais, no campo e nascidades do interior, a droga se faz presente. Avaliações anunciadas apontam que no Brasil haja mais de 1 milhão de usuários de crack. Sendo os jovens ainda as fundamentais vítimas dodesemprego e da violência e estão também no grupo social mais atingido pela droga.
A atenção a clientes usuários de crack na esfera do SUS está fundamentada nos referenciais de atenção em rede, acesso universal e intersetorialidade. Infelizmente o problema ainda não foi analisado a fundo pelas pessoas que reagem com repúdio aos usuários que precisam de ajuda. A população deve buscar compreender o problema de ordem pública.
2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Nesta presente pesquisa temos como público alvo de estudo o usuário de drogas em meio ao nosso cotidiano, onde o viciado é a vítima e precisa ser protegida, de forma que, todas as pessoas tenham acesso há informações que tragam melhoras a este tipo de situação. Aqui o dependente químico se torna o alvo central e mais importante, buscando dar a devida necessidade da discussão do tema.
3. OBJETIVO GERAL
Buscar entender a realidade das razões históricas e culturais que levam ao uso de drogas estar se tornando tão comum e ser um ato tão constante na sociedade brasileira no qual vemos rotineiramente.
3.1 Objetivos Específicos
- Identificar possíveis causas do uso de entorpecentes;
- Buscar conhecimento a cerca do tema escolhido;
- Conhecer sobre a realidade vivida por estes usuários;
- Desvelar as estratégias usadas pelos profissionais de Serviço Social para o enfrentamento da situação;
4. JUSTIFICATIVA
Esta pesquisa foi elaborada no intuito de chamar atenção para o proposto tema e visando da mesma forma, contribuir na intervenção do problema na minha futura profissão, assim é uma pesquisa realizada para contribuir a longo prazo para melhorias na realidade dos usuários de drogas, focando no crack.
5. METODOLOGIA
Esta presente pesquisa foi realizada por meio pesquisas bibliográficas, no qual foram utilizadas diversas consultas a internet, documentos eletrônicos, CD-ROM e Livros.
...