Psicologia
Por: Sheila Crespo • 2/9/2015 • Trabalho acadêmico • 702 Palavras (3 Páginas) • 146 Visualizações
Página 1 de 3
QUESTÕES PARA REVISÃO DE PROVA PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II
6. Para o enfrentamento da questão do silenciamento de minorias é necessária a construção de novas relações sociais. Ressalta-se que o espaço público deve ser o palco de debates e contar com a participação de diversos atores sociais.
Assinale a alternativa que confirma este ponto de vista:
- A sociedade deve se pautar por diferentes alternativas criativas e possíveis e não monopólio de uma ordem, de um progresso e de uma justiça, afastando-se tanto do totalitarismo de um relativismo extremo quanto da norma da homogeneização.
- A sociedade deve ser mantida com base em estratificações sociais para que ocorra o processo democrático e facilite a organização social.
- A democracia representativa é o mecanismo de expressão popular que deve ser seguido porque ele tem garantido a manutenção de direito já conquistados.
- A sociedade e suas hierarquias sociais ampliam a capacidade dos indivíduos de perceberem ou interpelarem relações de injustiça, influenciando traços individuais como autoestima e autoconceito.
- O desejável é uma sociedade que, mediante categorizações e atribuições sociais, definam os estereótipos e os traços de caráter e personalidade de seus cidadãos.
- O processo histórico conta muita coisa sobre como as pessoas com deficiência foram tratadas na sociedade ao longo do tempo. De acordo com o texto, qual é a principal característica que marca a evolução histórica da atenção a essas pessoas?
- Solidariedade
- Inclusão
- Compreensão
- Afetividade
- Segregação
- A tolerância é um dispositivo utilizado com frequência pela sociedade contemporânea para tratar questões de subordinação envolvendo negros e brancos, homem e mulher, heterossexuais e outros conflitos. Os autores da psicologia social, informam que há certo consenso entre os estudiosos acerca do uso da tolerencia, quando empregada como mediadora para pacificar as referidas questões sociais.
Assinale a alternativa que contem a orientação proposta pelos autores:
- É por meio da tolerância que se impede que as questões sociais sejam discutidas no plano político, pois desconsidera que essas categorias sociais foram constituídas na luta por direitos, por desejarem igualdade de tratamento.
- Nos dias atuais, verifica-se que não se atinge o consenso universal porque a tolerância não ilimitada.
- A tolerância como mediadora de conflitos deveria levar a aceitação do outro, daquele que é diferente.
- A insuficiência da tolerância parece estar relacionada ao fato dela exigir o silencio de ambas as partes, pois a explicação de uma delas coloca em xeque quem tem o poder de definir seus limites.
- As afirmações III e IV estão corretas
- Somente a afirmação IV está correta
- Todas as afirmações estão corretas
- As afirmações I e III estão corretas
- Apenas as afirmações II e III estão corretas
- Desde o final da década de 1980, a função de proteção que a família deve cumprir em relação aos seus membros tem sido maciçamente regulada pelo Estado, através dos Estatutos, tais como o da criança e do adolescente e do idoso. Em vista de maus tratos praticados contra crianças e adolescentes, denunciados aos Conselhos Tutelares, conclui-se que a intimidade das famílias não é da esfera unicamente privada, mas sim política. O processo do qual está se tratando é denominado de:
- Judicialização
- Roda dos expostos
- Medida socioprotetiva
- Projeto psicossocial
- Proteção integral a infância e a adolescência
- No estudo da sociedade contemporânea é importante conhecer o mecanismo de subalternização e constatar que ele é muito utilizado em nosso dia a dia, assim como, entender sua lógica vai auxiliar para a compreensão do silencio ou silenciamento que atinge nossa sociedade.
Considere as afirmações abaixo e responda qual das alternativas expressa as funções do silencio ou silenciamento:
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com