Psicologia Social
Por: Ana Kaline • 11/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.589 Palavras (7 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1]
Anhanguera Educacional - UNIDERP
Polo I
Curso- Serviço Social, 4º semestre
Disciplina – Psicologia Social e Serviço Social
Tutor EAD – Helenrose A.da S.Pedroso Coelho
Tutor Presencial- Karolina
Alunas:
Fernandes
Ana Moura,
Rômulo, RA
Brasilia, 01 de outubro de 2013
Quando paramos para observar a situação em que vivemos hoje,a condição social que nossa sociedade está vivendo os padrões super valorizados,e os valores invertidos,fazem com que nós nos assustemos diante de um verdadeiro caos social que estamos mergulhando cada dia mais. E esta atual situação nos faz parar para pensar no que está acontecendo,por que tanta violência,tantos crimes,tanta desvalorização do ser humano.
Que tipo de sociedade nós vivemos?Que sociedade é esta que denigre ou não valoriza os seus membros.
É uma sociedade composta por seres que se auto intitulam “seres pensantes, evoluídos”, mas que em muitas situações não difere em nada dos animais, os seres “não evoluídos”, pelo menos não no que se refere à disputa por poder e dominação e principalmente quando agem por extinto, em busca de fazer valer a sua própria vontade.
Como resultado desta observação, infelizmente vemos que a situação está tão caótica que nós nos acostumamos com as demonstrações de quão baixo o ser humano pode chegar, até que ponto nós podemos ir para alcançar os nossos objetivos... Isto se tornou tão natural que já quase não nos causa nenhum espanto, parece que estamos cauterizados por esta situação.
Exemplo desta “cauterização” vivida por nós pode ser claramente vista nas cenas do filme Tropa de Elite ( Brasil,2007,direção José Padilha),um filme violento,que faz duras críticas ao governo,críticas ao sistema usado pela polícia,críticas ás classes altas da sociedade e críticas a discriminação vivida principalmente pelos moradores das favelas e das classes mais baixas!
Apesar da tamanha violência mostrada no filme, a arrogância de alguns policiais, grande parte a população acabou vendo neles seus desejos de vingança,ou um grito de BASTA para os criminosos e para a impunidade externados e, por isso eles foram e são tratados pela mídia e por nós também,como “heróis”...A grande parte da população brasileira se viu nas telas dos cinemas nas cenas aquele filme.
Viram seus costumes, suas gírias e falas, suas roupas, viram até mesmo o local de suas moradias serem mostrada nas cenas, viram suas manifestações culturais e danças e principalmente viram seus problemas, angústias, desafios, privações a que estão submetidos todos os dias serem mostrado para todos!
Neste filme foi exposto para todos, muitos problemas e conflitos existentes na sociedade atual,mas dentre estes vários conflitos iremos dar ênfase em dois deles:A violência e o Uso de drogas.Estes são problemas graves e que não estão só na sociedade carioca,mas em todo o Brasil.
Observa-se a relação entre a classe média e o narcotráfico e percebe-se claramente através disso que a circulação das drogas não se limita à classe pobre, ou seja, droga não é um problema só dos pobres mais sim de uma sociedade fragilizada e que precisa de ajuda, observa-se também que o problema que cerca o mundo das drogas é complexo e pode ser analisado e avaliado por várias vertentes. Não é um problema que atinge apenas uma pequena parcela da população, o problema das drogas atinge a população como todo. Neste panorama de violência intensa decorrente ou não do uso de drogas percebe-se tanto no filme como na vida real, uma crescente tensão de desigualdade e também uma produção de rebeldia.Diante disto faz-se necessário a discussão para criar e desenvolver ações públicas para resolver estes problemas e de imediato amenizar os seus efeitos. Mas eis aí outro grave problema mostrado no filme, como desenvolver ações públicas para resolver estes e outros problemas com tamanha corrupção neste país?
No filme isto é amplamente discutido e denunciado, é corrupção no governo, na polícia e até mesmo no submundo do crime tem corrupção. Em quem confiar?
O filme nos mostra a história do BOPE (um grupo de elite da PM do RJ), um grupo estrutural, que tem como líder o capitão Nascimento.
Como já foi dito no inicio, este grupo apesar de tratar os criminosos e suspeitos com uma grande e até exagerada violência, este filme (o bope) foi recebido pelos telespectadores como a cura para a violência.
Mas será que realmente esta seria a nossa “cura”?Será que remédio para uma sociedade doente pela violência, drogas, corrupção, dentre outros males está na forma que o filme mostra a forma de tratamento do BOPE, será que violência é curada com violência?
...