RELATORIO DE DIALOGO SOCIOEDUCATIVO
Por: Lucas Wolff • 14/12/2016 • Projeto de pesquisa • 443 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
RELATORIO DE DIALOGO SOCIOEDUCATIVO
TEMA: “Diversidade Sexual: um direito do adolescente que cumpre medida socioeducativa.”
O dialogo socioeducativo foi realizado no dia 17 de novembro do ano de 2016 no auditório do centro da Juventude Canaã, contou a participação de vinte servidores, da Sede, das unidades do Canãa, do Florescer e CJNJ. A sra. Elisangela Correia Cardoso, Presidente da Fundação deu inicio as atividades agradecendo a participação de todos e todas no evento, destacando a importância e objetivos dessa discussão no atendimento socioeducativo. Tambem justicou a ausência dos palestrantes; Lucia Regina Azevedo- assessora técnica da SEMU e de Babalu Rosa- vice-presidente do Grupo Solidário Lilás. Dando continuidade Lucia Diniz, diretora técnica, apresentou os palestrantes; Airton Ferreira- Superintendente de formação e educação em Direitos Humanos e Alexandra Avelar – psicóloga do Canaã. O dialogo foi coordenado pelo assessor jurídico Francisco Lemos.
Dando sequencia ao evento o palestrante Airton elogiou a iniciativa da Gestão em promover a discussão da diversidade sexual no atendimento socioeducativo e realizou uma apresentação com toda a trajetória, marcos legais e Institucionais do movimento LGBT, destacando as suas conquistas e os desafios. No decorrer da sua apresentação houve grande participação dos servidores que colocaram as suas experiências e dificuldades para trabalharem essa temática com os adolescentes e reconheceram a importância e a necessidade que seja dado continuidade a discussão sobre esse direito do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa. Alguns profissionais relataram que nas unidades atenderam adolescentes homossexuais e que atualmente tem socioeducandos com essa orientação sexual. Outro ponto bem destacado tanto por Airton quanto Betinho que também é da SEDIHPOP, é a Portaria que autoriza o uso do nome social nos órgãos vinculados a Secretaria.
No segundo momento a psicóloga realizou a sua fala abordando inicialmente a importância da sexualidade para construção da identidade do adolescente e em seguida colocou a sua experiência com os adolescentes na unidade ,fazendo referência a uma oficina com a temática sobre sexualidade e como os adolescentes tiveram dificuldade para discutirem essa temática.
Convem ressaltar que o dialogo proporcionou aos participantes muito conhecimento e inquietações sobre como estava a garantia desse direito aos adolescentes e o reconhecimento de que muito precisa ser realizado para vencer os tabus e preconceitos e capacitar os profissionais para essa atuação. Sendo que Airton e Betinho colocaram-se a disposição para realizarem oficinas nas unidades para os adolescentes e servidores, tendo em vista o numero reduzido de servidores que participaram do evento.
Finalizando o dialogo Diretora Tecnica da Funac agradeceu a participação de todos e endossou a necessidade de que seja dado continuidade a essa discussão, assim como enfatizou que todo sos diálogos demandaram das avaliações do atendimento socioeducativo.
...