Redação A Realidade do Sistema Prisional Brasileiro e as Consequências Para a Sociedade
Por: callanmtd • 27/1/2021 • Dissertação • 284 Palavras (2 Páginas) • 405 Visualizações
Tema: A realidade do sistema prisional brasileiro e as consequências para a sociedade.
O sistema prisional brasileiro tem como propósito a ressocialização, educação e a respectiva punição ao crime cometido, porém ainda é visto como um sistema de tortura, dessa forma, revisar as condições sociais em que o penitenciário está submetido é essencial para avaliarmos as consequências que isso traz para a sociedade. O sistema traz péssimos resultados a sociedade, por diversos fatores como a má infraestrutura e como a pena é aplicada.
Inicialmente, a má infraestrutura na maioria das cadeias faz com que os presidiários lutem dia-a-dia por sua sobrevivência. Mesmo vivendo em um regime fechado, a superlotação, deterioração das celas, e, até, a insuficiência de água potável mostram a ausência de contributo à completude humana. Sem nenhuma tentativa de reabilitar o preso à sociedade, ao final da pena, o indivíduo vai se deparar com diversas dificuldades de se reintegrar na sociedade e então acaba voltando ao crime.
Outro fator que pode levar o indivíduo a voltar para a sociedade cometendo crimes é a curta pena aplicada. Principalmente com menores de idade que não são presos ou muitas vezes não chegam a passar nem um mês cumprindo pena, logo, concluem que o crime vale a pena e voltam para a sociedade cometendo crimes.
Portanto, o modo com que os indivíduos são tratados no cárcere ferem os direitos humanos e, por isso necessita-se de mudanças urgentes. Como investimento na expansão das cadeias para evitar superlotações, além de atividades pedagógicas e esportivas para que os detentos tenham oportunidade de se reinserir na sociedade com um novo papel. Além de melhorar a aplicação das penas pelos relativos crimes para que a frase “o crime não compensa” volte a fazer sentido.
...