SERVIÇO SOCIAL E SUAS COMPETÊNCIAS NA CONTEMPORANIEDADE
Por: mary20 • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 442 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
SERVIÇO SOCIAL E SUAS COMPETÊNCIAS NA CONTEMPORANIEDADE
O Serviço Social primeiramente tem um grande compromisso com a população, são grandes desafios no cotidiano da profissão, exigindo um profissional qualificado com competência critica, que analisa, pensa e pesquisa a realidade buscando por uma postura investigativa, analisando o tempo presente, a vida presente para estabelecer a ideologia dos usuários. Tendo em vista que o seu cotidiano luta para a efetivação das politicas públicas e dos direitos de cidadania.
O Assistente Social é um trabalhador especializado, onde provoca a necessidade da ação profissional junto á criança, adolescente, idosos, portadores de necessidades especiais entre outros. O profissional atua em organizações públicas, privadas em diferentes áreas temáticas, por meios de necessidades para qual este trabalho se realiza a inclusão social e das classes. Sendo esses meios financeiros, técnicos e humanos.
Já no início da década de 90, surgiram grandes reivindicações da ética na política, com temas de cursos, encontros e publicações com grandes meios de comunicações, que atingem a vida cotidiana da população.
Na profissão aparecem grandes desafios e questionamentos na prática ético-político, onde a profissão passa a explicar com maior clareza o projeto.Com esse novo projeto faz com que o profissional se aproxima dos projetos societários.
Cita-se como, segundo Netto (2000.p.94) “os projetos societários são projetos coletivos; mas seu traço peculiar reside no fato de se constituírem projetos macroscópicos, em propostas para o conjunto da sociedade”.
O projeto ético político do serviço social tem a dimensão política pautada como propósito sócio-histórico, onde busca o compromisso das classes trabalhadoras e seus interesses e demandas dos projetos coletivos do assistente social.
Com a aprovação do código de ética de 1993, tendo em vista as mediações necessárias entre o projeto societário e o projeto profissional conseguiu articular o compromisso éticos, políticos e exercício da prática profissional.
Os usuários são sujeitos de direito, onde os Assistentes Sociais prepara uma mudança, a participação e ativa dos sujeitos usuários cidadãos e é essa perspectiva que alcançaremos uma sociedade mais humana, justa, igualitária e universalizada na qual todos são capazes de interferir e transformar a realidade individual e a realidade social.
O Serviço Social na contemporaneidade se configura como uma profissão capaz de viabilizar meios para que esses objetivos sejam alcançados, onde seus profissionais devem ter uma formação teórico-metodologica que priorize o compromisso ético político com os usuários e com a sociedade de forma geral.
[...] se caracteriza como um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir das demandas emergentes no cotidiano. Enfim ser um profissional propositivo e não executivo. (IAMAMOTO, 2000, p.20).
Referências bibliográficas:
...