SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: A atuação do Assistente Social na relação família-escola-comunidade
Por: Cleide123456 • 27/12/2018 • Trabalho acadêmico • 3.557 Palavras (15 Páginas) • 574 Visualizações
[pic 1]
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS
O SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO:
A atuação do Assistente Social na relação família-escola-comunidade
Santo Amaro
2011
CYNTHIA SENA DE SOUZA CERQUEIRA
KARILYNE NAZARETH FRANÇA DE MENEZES BEZERRA
KARYANE GUIMARÃES DA CRUZ SILVA
O SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO:
A atuação do Assistente Social na relação família-escola-comunidade
Artigo apresentado a Fundação Universidade do Tocantins
como requisito final para a obtenção do título de Assistente Social .
ORIENTADOR: Margarida Anjos Lopes
Santo Amaro
2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. CONTEXTO HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL 05
2.1. O Serviço Social e a Legislação no Brasil 06
3. CONCEITO DE SERVIÇO SOCIAL 07
3.1. A Figura do Assistente Social 08
3.2. O Serviço Social no Espaço Escolar 08
4. A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO 09
5. CONCLUSÃO 10
6. REFERENCIAS 12
O SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO:
A atuação do Assistente Social na relação família-escola-comunidade
Cynthia Sena de Souza Cerqueira*
Karilyne Nazareth França de Menezes Bezerra**
Karyane Guimarães da Cruz Silva***
Resumo
Este artigo tem por finalidade refletir sobre o “O Serviço Social na Educação”. A escola como espaço que contribui para a formação social do indivíduo se debate nos dias atuais com a articulação entre os ensinamentos ministrados na sala de aula e a realidade social do discente, ou seja, suas dificuldade e obrigações sociais. Sendo assim, torna-se imprescindível que a instituição escolar passe a ter conhecimento da realidade social dos seus aprendizes, podendo também reduzir a distância que a afasta do âmbito familiar. Este trabalho foi desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica a partir de conhecimentos já catalogados como: livros, artigos científicos, revistas, relatórios, publicações periódicas, internet entre outras fontes.
Palavras Chave: Serviço Social. Assistente Social. Escola. Família. Comunidade
Abstract
This article has for purpose to contemplate remains to " The Social Service in the Education. The school as space that contributes to the individual's social formation struggles in the days act with the articulation among the teachings supplied in the classroom and the social reality of the student, in other words, their difficulty and social obligations. Being like this, he/she becomes indispensable that the school institution starts to have knowledge of the social reality of their student, could also reduce the distance that moves away her/it of the family extent. This work was developed with base in bibliographical research starting from knowledge classified already as: books, scientific goods, magazines, reports, periodic publications, internet among other sources.
Words Key: Social worker. School. Family Community
_____________________________
*Graduanda do Curso de Serviço Social na Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS
** Graduanda do Curso de Serviço Social na Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS
*** Graduanda do Curso de Serviço Social na Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS
1. INTRODUÇÃO
A figura do Assistente Social surge no espaço escolar com a finalidade de contribuir na preparação dos indivíduos para viver em sociedade a partir de outro ponto de vista, demarcada por temas como acesso universal, estabilidade, inserção no que diz respeito aos indivíduos que possuem necessidades educativas especiais, existência de gestão democrática na escola e hipótese de atuações, na elaboração e implementação de planos, programas e projetos realizados para melhoria do aprendizado dos educandos.
A figura do assistente social caracteriza-se como uma das possibilidades de atuação bastante recente, especialmente no contexto brasileiro, e tem seu surgimento vinculado à questão social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica e cultural, ou seja, questões voltadas para a sociedade capitalista. Partindo desse pressuposto, surge o presente artigo com objetivo de reconhecer a importância do trabalho do Assistente Social na Educação reconhecendo a relevância da necessidade de discutir e reconhecer a importância da atuação deste profissional na relação família-escola-comunidade, pois tal profissional tem como pressuposto principal auxiliar na garantia do acesso de todos na escola propondo ações que capazes de atender as necessidades do aluno como um todo.
Na escola o profissional do serviço social é um colaborador dos gestores no sentido de tentar além da atividade de educar, também de auxiliar na tarefa de compreender e intervir na realidade social de cada educando. Segundo Almeida, (2000, p.19)
O assintente social pode dar orientação dos alunos fora da sala de aula, especialmente no momento em que os mesmos passam por momentos difíceis, fase confusa em que estão desenvolvendo a personalidade, os adolescentes geralmente são os que mais sofrem nessa fase de autoconhecimento, em que se preparam para o mercado de trabalho.
...