TG ASSISTENTE SOCIAL
Por: marcelolopes01 • 16/11/2016 • Trabalho acadêmico • 887 Palavras (4 Páginas) • 354 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
DAIANE SILVA ARAUJO
TRABALHO EM GRUPO – TG
CURSO SERVIÇO SOCIAL
POLO IPIRANGA - SÃO PAULO
2016
DAIANE SILVA ARAUJO
RA 1317624
TRABALHO EM GRUPO – TG
CURSO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho em Grupo – TG do curso de Serviço Social referente à matéria Estudos Disciplinares VII do 3º Semestre dos alunos ingressantes de 2015, apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Prof. Silvio Ribeiro
POLO IPIRANGA - SÃO PAULO
2016
QUESTÃO:
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) elaborou dois documentos que são fundamentais na orientação da ação profissional no âmbito da assistência social e da saúde. Veja Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social e Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. Em relação à gestão, no documento destinado a saúde, temos que: “O processo de descentralização das políticas sociais vem requisitando aos profissionais de Serviço Social a atuação nos níveis de planejamento, gestão e coordenação de equipes, programas e projetos. Tal atuação deve ser embasada pela realização de estudos e pesquisas que revelem as reais condições de vida e as demandas da classe trabalhadora, além dos estudos sobre o perfil e situação de saúde dos usuários e/ou coletividade. As investigações realizadas têm por objetivo alimentar o processo de formulação, implementação e monitoramento do planejamento do Serviço Social, da política institucional, bem como da política de saúde local, regional, estadual e nacional.” Com base no documento, especificamente quando ele aborda a investigação, planejamento e gestão, realize uma reflexão sobre as ações apontadas nesse item que possuem relação direta com o que foi estudado na disciplina.
REPOSTA:
Os profissionais de Serviço Social que trabalham individualmente e coletivamente enfrentam os desafios da questão social, com suas atribuições e competências, questionam e problematizam seu papel na sociedade, assumindo perfis críticos e estão comprometidos com os interesses dos proletariados e dos setores desfavorecidos da sociedade.
Tais desafios levam os Assistentes Sociais trabalharem nos mais diversos âmbitos das políticas públicas. Darei ênfase à Política Publica de Assistência Social (SUAS) e a Política de Saúde (SUS), que teve um avanço significativo, advinda do projeto de Reforma Sanitária, regulamentada em 1990, pela Lei Orgânica de Saúde (LOS), tendo como objetivo a democratização do acesso, a universalização das ações e a melhoria da qualidade dos serviços. Mas para que isso se concretize é preciso uma transformação nas estruturas das Políticas Sociais, por meio de um grande movimento de massas que questione a cultura política e lute pela ampliação da democracia nas esferas econômicas, politicas e culturais, visando uma sociedade mais igualitária e justa, assim, os profissionais trabalham com o Projeto Social e planejam de forma conjunta, atividades coordenadas e interligadas para alcançar um objetivo geral para garantir os direitos sociais aos usuários que são impedidos de gozar plenamente de seus direitos, atrelado à prazos e orçamentos previstos, com o intuito de acabar com a desigualdade social.
Para isso devemos assegurar condições básicas de sobrevivência e garantir os direitos sociais estabelecidos na constituição de 1988 aos usuários. Neste sentido, como já mencionado, os profissionais de Serviço Social trabalham com as políticas públicas, no setor público e privado, onde o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) criou parâmetros para Atuação desses profissionais na política de assistência social e também na política de saúde para norteá-los.
Assim a expressão do profissional de Serviço Social que atua na política de Assistência Social, no que se se diz respeito à gestão do trabalho no Sistema Único de Assistência Social coloca-se na perspectiva da gestão do trabalho contemplando as três dimensões inseparáveis: “as atividades exercidas pelos(as) trabalhadores(as), as condições institucionais, materiais, financeiras e físicas, e os meios e instrumentos necessários para seu exercício”. Para que os assistentes sociais atuem no sentido de concretizar a Política de Assistência Social promovendo o acesso da população aos direitos sociais é necessário que se tenha a articulação e a garantia dessas dimensões. A atuação dos Assistentes Sociais se dá nos espaços institucionais e “na mediação social junto aos movimentos sociais e populares”, devendo investigar os processos e fenômenos que trabalham para que possam realizar uma leitura da realidade social da sociedade.
...