Teoria Politica em Mundo Globalizado
Por: Suedaleif Pereira • 19/6/2023 • Trabalho acadêmico • 310 Palavras (2 Páginas) • 64 Visualizações
[pic 1]
UNIT CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
SERVIÇO SOCIAL
ADELIA SUEDALEIF DOS SANTOS PEREIRA
mapa conceitual e texto dissertativo sobre o papel do assistente SOCIAL EM uma sociedade globalizada e consumista.
MACEIÓ
2023
ADELIA SUEDALEIF DOS SANTOS PEREIRA
mapa conceitual e texto dissertativo sobre o papel do assistente social em uma sociedade globalizada e consumista.
Trabalho académico apresentado à disciplina Teoria Política e Serviço Social Faculdade Unit como requisito de nota parcial da P.A.S. da Turma 2023.1. Requerido pela Profª. Simone Brito.
MACEIÓ
2023
[pic 2] A globalização tem um impacto nas transformações societárias. Essas transformações podem ser entendidas em termos de aspectos psicológicos, como a mobilidade de pessoas e a migração, e aspectos sociais, como a inclusão social e o empoderamento social e político. No âmbito da cidadania, a participação cívica desempenha um papel importante na construção da cidadania ativa. Isso inclui o envolvimento dos cidadãos na tomada de decisões e no exercício de seus direitos políticos e civis. Além disso, a cidadania está ligada aos direitos humanos e à responsabilidade global. A construção da cidadania implica na garantia e proteção dos direitos humanos e no reconhecimento das responsabilidades individuais e coletivas na promoção do bem-estar e da justiça social.[pic 3]
O assistente social tem um papel importante é ele que orienta as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, lutando por seu bem-estar físico, social e psicológico. também atua na garantia de direitos e no combate às desigualdades. No contexto da crise capitalista contemporânea, o assistente social enfrenta desafios em relação às políticas de proteção social e seu trabalho é afetado pelos processos de intensificação e precarização.
Por fim, a cooperação global é necessária para enfrentar os desafios globais, como as mudanças climáticas e a desigualdade. Através da cooperação e assistencialismo social, os indivíduos e as sociedades podem trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns e construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
...