Violação dos direitos à pessoa idosa
Por: annnaaa123 • 26/9/2016 • Projeto de pesquisa • 1.749 Palavras (7 Páginas) • 580 Visualizações
[pic 1]
Nome e RA
ANA QUEZIA CASTRO GOMES - 1414516
PROJETO DE INTERVENÇÃO
‘’ VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA‘’
POLO
ACRELANDIA
2016
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------03
2 – JUSTIFICATIVA---------------------------------------------------------------------------------04
3 – PROBLEMA-------------------------------------------------------------------------------------04
4 – OBJETIVOS-------------------------------------------------------------------------------------04
4.1 – Geral------------------------------------------------------------------------------------------04
4.2 – Específicos-----------------------------------------------------------------------------------05
5 – PUBLICO ALVO--------------------------------------------------------------------------------05
6 – METODOLOGIA-------------------------------------------------------------------------------05
7 – RECURSOS FINANCEIROS--------------------------------------------------------------------06
8 – RECURSOS HUMANOS-----------------------------------------------------------------------06
9 – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO--------------------------------------------------------------07
10 – RESULTADOS ESPERADOS------------------------------------------------------------------07
11 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS------------------------------------------------------------08
1 - INTRODUÇÃO
Este projeto pretende priorizar o enfoque Violação dos Direitos da Pessoa Idosa. Sendo direcionados a direitos fundamentais como direito a vida, a saúde, a educação, alimento, á liberdade, ao respeito, á dignidade, á cultura, ao esporte, ao lazer, á Previdência Social, Assistência Social, habitação, transporte, á profissionalização do trabalho e conhecimento do Estatuto do Idoso, o projeto terá como público alvo a família e os idosos que estão sendo acompanhados pelo CRAS - Centro de Referência De Assistência Social.
O projeto tem como objetivo socializar e politizar, através de informações, os direitos do idoso presente no estatuto e para dar atribuições em atividades, palestra sócio-educativa, distribuição de panfletos entre outras atividades que possam contribuir para melhor qualidade de vida a população idosa do município de Plácido de Castro. O projeto se propõe a levar conhecimentos sobre seus direitos sociais, referentes às políticas de proteção a pessoa idosa.
O projeto que ora se apresenta está alicerçado no Estatuto do idoso, assegurado pela Lei Nº. 10.741, onde especificamente no Capitulo I, que trata do Direito à vida, está descrito no art. 8° e 9°, que “o envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social, nos termos desta lei e da legislação vigente. É obrigação do estado, garantir á pessoa idosa a proteção á vida e a saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.”.
É, portanto nessa perspectiva que esse projeto pretende desenvolver atividades com o objetivo de elaborar estratégias que, venha proporcionar as famílias informações, para que estejam cientes de suas responsabilidades, no estatuto do idoso, titulo I disposições preliminares esta descrito no art. 3° “ È obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito á vida, á saúde, á alimentação, á educação, á cultura, ao esporte ao lazer, ao trabalho, á cidadania, á liberdade, á dignidade, ao respeito e á convivência familiar e comunitária.’’
O desenvolvimento deste projeto nos leva a uma dimensão maior de reflexão sobre os direitos da pessoa idosa que estão sendo violados todos os dias. Assim, o tema escolhido para intervir no campo de estágio foi “Violação dos Direitos da Pessoa Idosa”. A sua execução se dá por meio da informação e orientação aos idosos sobre os direitos e deveres garantidos pelo Estatuto do Idoso, da divulgação e do esclarecimento as família sobre os direitos das pessoas idosas a fim de reduzir a violação de direitos da realidade da pessoa idosa no município de Plácido de Castro – AC . O projeto será realizado no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) com o grupo da terceira idade do SCFV (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).
2 - JUSTIFICATIVA
O projeto em questão foi idealizado a partir de algumas constatações como violência contra o idoso onde, os idosos muitas vezes são maltratados por seus familiares então surgiu á necessidade de palestrar tanto para as famílias quanto para os idosos, sobre os direitos da pessoa idosa.
O interesse também se deu em razão das notícias de violações brutais aos direitos dos idosos que nos chegam através dos meios de comunicação. Os maus tratos aos idosos e a crueldade com que são praticados sempre geram grande aversão, pois se tratam de pessoas vulneráveis, com idade mais avançada e que já não são mais tão vigorosos para se protegerem dos abusos externos que, normalmente, são cometidos por aqueles que estão próximo ao idoso, principalmente seus familiares que têm o dever de protegê-los
Este trabalho justifica-se pela situação do idoso em nossa sociedade. Observa-se que muitos idosos desconhecem seus direitos, e quando conhece, tem tido dificuldades de usufruir dos mesmos. O presente projeto objetiva transferir conhecimentos de forma simples e prazerosa sobre os direitos adquiridos com o Estatuto do Idoso, a prioridade será incutir a lei de maneira suave objetiva e vocabulário simples para que todos assimilem o conhecimento, já que o objetivo principal é proporcionar esclarecimentos e orientações sobre os Direitos da Pessoa Idosa.
...