A GESTÃO SOCIOAMBIENTAL
Por: Juciara Baccarini • 14/11/2022 • Projeto de pesquisa • 807 Palavras (4 Páginas) • 84 Visualizações
Nome do/a aluno/a:
JUCIARA REGINA SAMPAIO SANTOS BACCARINI
Curso:
SERVIÇO SOCIAL
Disciplina:
GESTÃO SOCIOAMBIENTAL
Tutor/a:
AMANDA VIEIRA ALVES DE ANDRADE
O homem e a natureza sempre tiveram uma relação de sobrevivência, anteriormente de muito respeito.Com o passar dos tempos o homem desenvolveu técnicas e com isso usando suas habilidades intelectuais para explorar mais o meio ambiente de forma que viesse a atender mais às suas necessidades alterando assim o meio ambiente. O homem considerava o meio ambiente como uma mera fonte de recursos naturais inesgotáveis. O resultado desse pensamento, gerou e agravou grandes consequências ao planeta, principalmente por práticas descompromissadas com os danos ambientais, que causaram um grande impacto ao meio comprometendo a harmonia ecológica de todo o planeta. Causando assim, poluição das nossas águas, da atmosfera, mudanças climáticas radicais, poluição do solo, geração de muitos resíduos tóxicos, escassez de recursos naturais.
Com o impacto causado ao meio ambiente pelas empresas, ocorreram muitas cobranças por vários grupos, provocando a conscientização de instituições em todo o mundo fazendo com que se pensasse todo o sistema de produção, e mostrando que as empresas precisam mudar seu comportamento com relação ao meio ambiente e promover desenvolvimentos sustentáveis, optando por uma produção mais limpa.
A produção mais limpa consiste em resolver problemas e eliminar a poluição e o desperdício. Visa aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, energia e água, sem prejuízo ao meio ambiente, contribuindo para a diminuição de resíduos e aumento do uso de recicláveis provocando maiores benefícios ambientais, A produção mais limpa é uma ação preventiva que trabalha pela redução dos impactos gerados ao longo de todas as etapas do processo de produção, desde a extração de matéria-prima até o produto final.
A empresa Natura é um grande exemplo de aplicação da produção mais limpa. Desde que foi criada, o desenvolvimento sustentável sempre foi prioridade. A Natura luta todos os dias para conseguir um impacto positivo na sociedade e no ambiente, preservando a maior floresta mundial; a Amazônia, reduzindo gastos e protegendo o clima. Isso se iniciou já há algum tempo, com a troca de matéria-prima, onde 90% de suas fórmulas são feitas com ingredientes naturais, renováveis e nativos do país, o que ajuda a desenvolver a economia de certas regiões do Brasil. A empresa também vem investido fortemente em logística reversa. A Natura além de disponibilizar refil para a maioria de suas linhas, além de ser mais econômico, permite menos gastos desnecessários, ainda investiu na linha Ekos em embalagens rastreáveis e recicláveis. Isso foi possível através de uma parceria com a Braskem, e a utilização de plástico verde nas embalagens dessa linha. É um plástico que provém da cana-de-açúcar e não da petroquímica. A empresa disponibiliza uma tabela ambiental em suas embalagens com o percentual de ingredientes de origem vegetal renovável, o impacto ambiental de cada item, a não realização de testes em animais, a substituição do álcool comum pelo orgânico. O número de vezes em que a embalagem original pode ser reutilizada sem prejudicar sua aparência e funcionalidade, portanto
...