A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA NO CONTEXTO SOCIAL
Por: crisblasther • 12/8/2016 • Projeto de pesquisa • 1.328 Palavras (6 Páginas) • 450 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL – 6º SEMESTRE
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA NO CONTEXTO SOCIAL
[pic 3]
Salvador
2016
CARMELIA GUEDES DOS SANTOS SILVA
EDILENE SAMPAIO OLIVEIRA
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA NO CONTEXTO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Instrumentalidade em serviço social; movimentos sociais; Políticas setoriais comtemporâneas; Pesquisa social e oficina de formação.– 6º Semestre.
Orientador:Prof. Amanda Boza; Maria Angela Santini; Valquíria Apª. Dias Caprioli; Nelma S.A. Galli.
Tutora eletrônica: Elisandra Ventura de Andrade
Tutor de Sala: Rita Falcão
ÍNDICE
- INTRODUÇÃO.............................................................................04
2.0 COMUNICAÇÃO..........................................................................05
2.1 COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E POPULAR..........................05
2.2 CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS..........................................05
3.0 LIMITAÇÕES PARA A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA............06
4.0 HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA...07
5.0 ESPECIALIZAÇÃO........................................................................08
6.0 CONCLUSÃO.................................................................................09
7.0 BIBLIOGRÁFIA...............................................................................10
INTRODUÇÃO
As manifestações de comunicação popular atual divergem das comunicações de períodos posteriores como, por exemplo, a partir dos anos de 1970 aos anos de1990 onde, essa modificação diminui a identificação das teorias que existiram em tal período, possuindo um contexto histórico adverso do que se tinha em mente.
Por tanto, o presente trabalho irá expor uma reflexão a cerca das origens do desenvolvimento da área de Comunicação Popular, alternativa e Comunitária tendo como função a restauração do conceito destas.
Os procedimentos utilizados são considerados relativos diante de uma pesquisa documental e bibliográfica.
A expressão “comunitário” é perenemente utilizada para o reconhecimento das inúmeras formas de comunicação onde não somente a população utiliza, como também as mídias comerciais, considerando viável.
COMUNICAÇÃO
Para O’Rouke “ comunicar-se é mais do que expressar ideias ou trocar ponto de vista. É o processo pelo qual nos relacionamos com os outros e buscamos informações essenciais para a nossa vida diária, intervindo, assim, nas circunstâncias que nos cercam”. (O’Rouke,210).
COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E POPULAR
Conceitos e Características
A conceituação da comunicação comunitária e popular possuem características diferentes.
Enquanto a Para Comunicação Popular está voltada especificamente para a defesa da classe inferior no sentido de ser dependente, a Comunicação Comunitária entende que as pessoas são intérpretes, não possuindo com isso, a dependência de classe social.
FESTA diz que:
“a comunicação popular no Brasil nasce no movimento operário através da imprensa sindical e que chega ao campo através da Comissão Pastoral da Terra, de centros de educação popular e de sindicatos. Ainda aponta a importância das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que nos anos 60 e 70 se multiplicaram pelo país. É a partir delas que surgem movimentos sociais e se dá a participação das mulheres nos mesmos”. FESTA (1986,p.10)
A Comunicação Popular tem como característica a valoração resgatada de cada pessoa conforme a sua participação no fato concreto.
A comunicação comunitária tem como finalidade um interesse geral (da comunidade) é considerada como uma comunicação participativa, atuando em favor da comunidade. “Um meio de Comunicação que interliga, atualiza, organiza a comunidade e realiza os fins a que ela se propõe... para promover maior coesão social” (MARCONDES FILHO, 1986, p. 161 apud PAIVA, 1998, p. 154).
Por meio dela se tornam possíveis o reconhecimento das necessidades fáticas do grupo e a importância dos meios de comunicação para suas vidas, mobilizando, unindo, criando e fortalecendo por meio de seus porta-vozes.
Portanto, tanto o conceito de Comunicação Popular como o conceito de comunicação Comunitária busca adequar à política da Comunicação Popular e o de comunidade da Comunicação Comunitária, tendo como ser funcional a criação de um meio de Comunicação que seja positiva para a construção de uma nova ordem societária mais democrática.
Peruzzo (1998), em sua obra descreve características como luta de classes, conteúdo crítico-emancipador, espaço de expressão democrática, o povo como personagem principal, instrumento da classe dependente. Também a democratização da Comunicação desde o planejamento e gestão do meio, até seu pleno controle.
Tais características já consideradas como exclusivas da comunicação supramencionada.
LIMITAÇÕES PARA A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
Os limites estabelecidos para o tipo de comunicação alternativa é: abrangência reduzida, inadequação dos meios, uso restrito dos veículos, mínima variedade de meios, conteúdo mal explorado, instrumentalização, carência de recursos financeiros, uso emergencial, ingerências políticas, incompetência técnica e desigualdade na participação.
HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA
...