A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE PÚBLICA
Por: regordia • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.034 Palavras (5 Páginas) • 1.958 Visualizações
1-INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho é focalizar a importância do Assistente Social na Saúde Pública e o entendimento das funções e atribuições do Assistente Social no contexto específico da Unidade Básica de Saúde. A metodologia de pesquisa bibliográfica para melhor entendimento da evolução histórica da saúde no Brasil até a atualidade e também o desenvolvimento de uma pesquisa de campo, baseada na aplicação de questionários, observações empíricas e fotos, tendo como principal foco o Assistente Social e os usuários da saúde pública no município de São João do Triunfo - Pr.
A profissão do Serviço Social é regulamentada pela Lei nº 8.662/93, sendo o seu exercício profissional regido pelo Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, resolução do Conselho Federal de Serviço Social. É a profissão que atua no campo das Políticas Sociais com o compromisso de defesa e garantia dos Direitos Sociais da população, usando o fortalecimento da Democracia. Neste trabalho o objetivo é abordar o papel do assistente social junto á saúde pública, enfatizando essa participação no município de São João do Triunfo – Pr.
2-DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Que fatores dificultam a atuação do assistente social sobre a implantação de um modelo participativo na saúde pública no município de São João do Triunfo/PR?
3-FORMULAÇÃO DOS OBJETOS GERAL E ESPECÍFICO
Objetivo Geral:
-Fazer com que a população venha a entender as funções/atribuições da Assistente Social no contexto específico da Unidade Básica de Saúde. Sensibilizar os usuários sobre os seus direitos e Programas Sociais fazendo com que o mesmo venha a depender menos do assistencialismo.
Objetivos Específicos:
1. - Consolidar a atuação do assistente social no contexto das relações sociais do município de São João do Triunfo - Pr.
2. - Atender as demandas sócio-assistenciais dos usuários, favorecerem ao usuário condições de exercer maior controle sobre seu processo de tratamento e Convivência com a enfermidade; Criar projetos voltados para a: Saúde da Mulher, Materno Infantil, Saúde da Criança/ adolescente e Saúde do Idoso.
3. Identificar as demandas presentes na sociedade, visando formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social, considerando as novas articulações entre o público e o privado
4-JUSTIFICATIVA
A saúde pública centra sua ação a partir da ótica do Estado com os interesses que ele representa nas distintas formas de organização social e política das populações. Na concepção mais tradicional, é a aplicação de conhecimentos (médicos ou não), com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuar em fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença controlando a incidência de doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é considerado um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, muitas vezes exemplificado como modelo para outros países. O SUS foi criado em 1988 pela Constituição Federal, amparado por um conceito ampliado de saúde pública, visando garantir o direito à saúde de toda a população. A participação do profissional de assistência social nas atividades junto à saúde pública no município tem por objetivo o acolhimento, atendimento e orientações aos pacientes que necessitam do setor de serviço social da secretaria de saúde, quanto aos serviços citados acima.
O Assistente Social na Secretaria de Saúde é o profissional que atua junto aos usuários do SUS, efetivando por meio de suas ações o acesso destes à política de saúde. O trabalho, tendo como finalidade a garantia do bem-estar físico, mental e social dos usuários, tendo como foco em suas ações os princípios da Lei que regulamenta as ações e serviços da saúde, sendo esta Lei de n.º8.080, 19/09/1990.
5-METODOLOGIA
Atualmente abordar sobre o profissional de assistência social na saúde pública é uma questão necessária, levando em conta todo o processo de trabalho que volve sua atuação.
Nesta pesquisa realizada junto ao Centro de Especializades Médicas – CEM no setor social da Secretaria Municipal de Saude pode-se perceber que o trabalho do assistente social capta uma grande importancia na conscientização e seleção do atendimento oferecido, com o intuito de evidenciar essa importancia, buscou-se aqui faze Assim podermos obsevar que o trabalho dos assistantes sociais tem suas próprias
...