A Psicologia Social
Por: Mahandrade0 • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 755 Palavras (4 Páginas) • 215 Visualizações
INTRODUÇÃO
Esta atividade em questão nós traz uma analise da atuação profissional do Assistente Social, diante as exclusões sociais, apoiados pela área da psicologia social.
Nesta primeira etapa o objeto de estudo e as minorias sociais em foco a questão de violência e descriminação contra crianças e adolescentes, e as praticas de proteção que deve ser comprida pela sociedade e em alguns casos, como de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com uma imediação do profissional de Serviço Social,implementando as políticas publicas justas que possa inserir os jovens no meio social, de forma digna, colaborando com a promoção a cidadania, com suporte nos direitos das crianças e adolescentes.
A compreensão de que a má distribuição de renda para população e um dos fatores que contribui com essas situação, de violências isso não está classificado só como física mais psicológica, e emocional.
1. RESENHA
O Assistente Social pode trabalhar com o fortalecimento das famílias através de ação social mostrando seus direitos perante a sociedade. As escolas não são feitas hoje só para transmitir conhecimento, mas sim para preparar as crianças para o futuro dentro de um contexto vivenciado.
Outro aspecto é a má distribuição de renda, não há programa público capaz de competir com o valor que as crianças recebem na rua ,porque a sociedade acaba contribuindo com esse valor(dando esmolas por exemplo)a cada real dado e uma criança é uma criança a mais que se estimula a estar na rua. A sociedade precisa ter consciência do seu papel.Enquanto o Estado e a sociedade não resolver esse problema, ainda veremos muitos adultos perdendo a infância e com ela o direito e a cidadania.
O direito de brincar é humano!
É necessário que a sociedade como um todo, os programas de governo e a mídia que exerce um papel importante de dar visibilidade e espaços á criticas, pois existem fatos que vem á tona mais com pouca reflexão.Precisamos analisar os fatores que produzem aqueles fatos.
2. PERGUNTAS
1. Por que crianças e adolescentes podem ser considerados uma minoria social?
R: Nem sempre o grupo denominado como minoria social, esta relacionado a quantidade de pessoas,e sim a sua falta de condições para lutar pelos seus direitos e as crianças e adolescentes estão nesse grupo, pois não podem representar e sim ser representados. A falta de condições adequada e por isso tendo seus direitos básicos negligenciados, não possuem voz ou vez,tem a necessidades de que o outro os representem diante da sociedade. O bem estar social de uma criança ou adolescente projeta uma sociedade mais saudável, equilibrada e com grandes possibilidades.
2. Quais as principais formas de discriminação e violência contra a crianças e adolescentes abordam no vídeo? Quais os fatores que as influenciam?
R: Família desestruturada, gravidez inesperada e precoce, trabalho infantil, exploração sexual e negligencia familiar todos esses fatores são conseqüências da pobreza, ma distribuição de renda, a situação econômica familiar, desmotivação escolar e vulnerabilidade emocional, psicológica que atinge os direitos das crianças e adolescentes.
3. Fazer uma reflexão sobre o papel do Assistente Social diante das situações adversas que podem ser vivenciadas por crianças e adolescentes?
...