A realidade Social,Politica e econômica de um município
Por: bpizzettia • 13/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.000 Palavras (8 Páginas) • 143 Visualizações
A REALIDADE SOCIAL, POLITICA E ECONÔMICA DO BAIRRO CRISTO REDENTOR
Professor-Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social (SESO 310) – Seminário Interdisciplinar I
14/04/15
RESUMO
As dificuldades de um bairro se expressam de diferentes formas e afetam a comunidade que vive nele. A pesquisa está sendo realizada em um bairro da cidade de Criciúma: Cristo Redentor. Seu objetivo é identificar os riscos sociais a política e economia deste bairro. As instituições que ajudam o bairro através de curso, artes e músicas. A dificuldade encontrada pelas escolas pela falta de iniciativa dos pais. Os riscos que encontramos pelo bairro. A falta de assistência que o governo dá ao bairro.
Palavras-chave: vulnerabilidade; Inclusão Social; Sociedade;
1 INTRODUÇÃO
2 CONHECENDO O BAIRRO
O bairro Cristo Redentor situa-se próximo da grande prospera com total de 4.583 habitantes, somando 600 famílias. Conforme o censo de 2010 a população é distribuída entre homens e mulheres com a faixa etária entre 15 a 64 anos. Sendo que trinta dessas famílias são considerados carentes, pois estão abaixo da linha da pobreza, isso se dá por conta de os pais estarem presos, ou por serem usuários de drogas.
As famílias que não são consideradas abaixo da linha da pobreza recebem em média de 1 a 3 salários mínimos. Algumas pessoas também contam com a ajuda do governo, como bolsa família entre outras. A famílias que trabalham com reciclagem e se matem com esse trabalho.
O bairro começou a receber melhorias através do crescimento Industrial, que começou a crescer no bairro, onde começou a gerar mais empregos para a população do bairro, trazendo mais atenção para o bairro.
Este Bairro é assistido por um CRAS, duas creches, uma escola municipal, um posto de saúde e uma entidade filantrópica. Lá havia muitos terrenos invadidos por sem terras, porem com a colaboração da prefeitura de Criciúma os terrenos foram regularizados. Há muita pobreza e vulnerabilidade no bairro por conta do tráfico de drogas. Que ainda é o maior problema do bairro.
Nas ruas do bairro podemos encontrar áreas de riscos, como deslizamentos, inundações das margens de córregos. Há lançamento de esgoto doméstico diretamente na rede de drenagem devido falta de rede esgotamento. Acumulo de resíduos sólidos nos quintais das casas e junto aos cursos de água o que aumenta o risco de proliferação de insetos e roedores que podem funcionar como vetores de doenças aumentando o risco social.
3 ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUDAMENTAL PROFESSOR VILSON LALAU
A única escola localizada no bairro cristo redentor se encontra na rua Joanilde de oliveira, a escola está sendo administrada pela diretora Mariângela Tonetto há oito anos. A escola trabalha com a educação infantil e ensino fundamental, com jovens entre 6 a 14 anos. Contam com 34 funcionários para auxiliar nas atividades do grupo de aprendizagem.
Em uma pesquisa feita com a diretora Mariangela tonetto ela nos conta como é a situação social onde ela está trabalhando, as vulnerabilidades que passa, a relação com os pais dos alunos como podemos ver a seguir:
Pesquisa de campo realizada no dia 31/03/15
Há vulnerabilidade social no meio onde você trabalha? Se sim, quais?
Sim! Famílias desempregadas, muitas delas trabalham com reciclado e vivem disso, não tem carteira assinada. Muita pobreza entre outros fatores.
Qual é a situação atual de vulnerabilidade social no meio em que você trabalha?
São muitas as situações mas as que mais se destacam são: falta de estrutura familiar, as crianças não têm incentivo familiar, falta de comprometimento de alguns pais, muitas brigas entre os alunos.
Como é afetada a comunidade em que vive no meio dessa vulnerabilidade?
As crianças da escola são afetadas por terem um comportamento agressivo, faltas constantes de alguns pelos pais não incentivarem ir para a escola e há também muitas brigas. O rendimento escolar é afetado também.
Quais as medidas preventivas para essa situação?
Primeiramente nós fazemos o possível para a criança não se prejudicar. Mandamos bilhetes comunicando os pais, fazemos aulas de reforço para alunos com dificuldades, fazemos reuniões para estimular a relação pais/escola, quando o aluno não comparece à escola e/ou os pais ignoram os bilhetes faço visita domiciliar, encaminhamos para o Conselho Tutelar e em alguns casos para o Ministério da Educação.
Como é a relação pais/escola na instituição?
Há muita falta de parceria dos pais.
Você sente que a comunidade se sente ameaçada em relação à segurança no bairro?
Eu particularmente não tenho medo de andar na comunidade, mas claro tomamos precauções na escola em relação a segurança. Deixamos sempre o portão trancado para evitar que crianças saiam sem um responsável e até para que alguém estranho não entre, como em todas as escolas. Porém é um assunto pouco abordado, por já serem da comunidade já estão acostumados no meio em que vivem. Algumas pessoas têm medo.
Com essa pesquisa podemos notar que a comunidade não colabora com o serviço fornecido pela escola, que existe vários transtornos com a educação na escola. Há vulnerabilidade e carência no bairro, como exclusão, falta de assistência do governo, violência, agressão verbal e física na escola que já vem do convívio que as crianças têm em casa.
4 CRAS- CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSITÊNCIA SOCIAL
Encontrasse na rua da escola Vilson Lalau, foi inserido no bairro por ser um município com vulnerabilidade e ricos sociais. Foi inserido no bairro no dia 02 de outubro de 2013. É uma unidade publica destinado a serviços e programas sócio assistenciais de proteção sociais básicas as famílias do bairro.
Tem
...