AS ATRIBUIÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL NUMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
Por: Mary1978 • 23/4/2017 • Projeto de pesquisa • 1.631 Palavras (7 Páginas) • 697 Visualizações
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO - IME
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PROJETO DE INTERVENÇÃO
MANAUS
2016
ANA MARIA SILVA QUINTEIRO
CLEUCINIRA PINHEIRO
MARIA TEREZA OLIVEIRA
AS ATRIBUIÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL NUMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
MANAUS
2016
________________
1. IDENTIFICAÇÃO
1.1 Nomes: Maria Tereza Oliveira Rodrigues
1.2 E-mail: maria-brasi-leira@hotmail.com
1.3 Nº de Matrícula: 160113
1.4 Instituições: Fundação de apoio ao Idoso – Dr. Thomas.
1.5 Endereços: Rua Dr. Thomas, nº 798, Nossa Senhora das Graças, CEP: 69.053-035 Fone: 3236-9629/ 3642-3617, E-mail: fdtam@pmm.am.gov.br.
1.6 Áreas de Atuação: Assistência Social – Programa Longa Permanência.
1.7 Supervisoras de Estágio: Luzia da Silva Tavares; CRESS: 1.114 AM; Fone; (92) 99126-0852.
1.8 Supervisoras de Ensino: Maria Nilce Ferreira da Silva; CRESS: 127 - 15º Região AM/RR; Fone: (92) 99126-0852.
1.9 Coordenadoras de Estágio: Prof.ª Maria Auxiliadora Barbosa Ferreira; CRESS: 1283; Email: coord.servicosocial@fametro.edu.br.
1.10 Períodos: 7º Período/ Turno: Noturno/ Semestre Letivo: 2016/1
1.11 Públicos Alvo: Idosos.
1.12 Cargas Horárias: 100hs feita três fez na semana: terça, quarta e quita feira.
2. TEMA
As Atribuições do assistente social.
3. TÍTULO
Atribuições do assistente social dentro de uma Instituição de Longa Permanência – Fundação de Apoio ao Idoso - Dr. Thomas.
4. APRESENTAÇÃO
O assistente social é um profissional que, segundo Iamamoto (2004, p. 11), “atua na transversalidade das múltiplas expressões da questão social, na defesa dos direitos sociais e humanos e das políticas públicas que os materializam”. Para exercício profissional o Código de Ética e a Lei de Regulamentação são norteadores da ação profissional do assistente social, onde estão descritas as atribuições e competências, que permitem a operacionalização do fazer profissional dentro dos espaços ocupacionais, no entanto, essas são, muitas vezes, desconhecidas pela população usuária, o que dificulta o trabalho deste profissional.
No que se referem aos espaços sócios ocupacionais, algumas vezes, as atividades desenvolvidas por este profissional são confundidas com outras que não são de sua competência, trazendo a esses espaços conflito. Para isso se faz necessário que este trabalhador explicite quais as atribuições que lhe são cabíveis dentro desses referidos espaços.
Diante do exposto, este projeto tem como finalidade promover um dia de atividades sociais na Fundação de Apoio ao Idoso - Dr. Thomas, onde na oportunidade será ministrada uma palestra sobre as atribuições do Assistente Social e esta terá como público alvo os profissionais que fazem parte das equipes multidisciplinares e os idosos desta instituição.
Como ministradora da palestra será convidada uma assistente social da Fundação Dr. Thomas para explicitar quais as atribuições deste profissional e mostrar a importância desta demanda para a Instituição, bem como para os idosos.
5. OBJETIVOS
5.1. OBJETIVO GERAL
Aplicar e apresentar as competências e atribuições do assistente social dentro de uma Instituição de Longa Permanência – Fundação de Apoio ao Idoso - Dr. Thomas.
5.2. OBJETIVO ESPECÍFICO
- Expor os mecanismos, mas executados pelo profissional de Serviço Social dentro de uma Instituição de Longa Permanência – Fundação de Apoio ao Idoso - Dr. Thomas;
- Realizar uma palestra com o objetivo de mostrar quais são as competências e atribuições do assistente social na Instituição de Longa Permanência – Fundação de Apoio ao Idoso - Dr. Thomas, de acordo com o Código de Ética profissional e a Lei de Regulamentação da Profissão (Lei 8.662/93).
- Fazer atividades que busquem a compreensão dos funcionários das equipes multidisciplinares e dos idosos acerca das competências e atribuições do Assistente Social.
6. JUSTIFICATIVA
Expor a competência e atribuições do assistente social em uma Instituição de Longa Permanência, aplicar os conteúdos singulares da profissão, ou seja, do objeto de trabalho do Serviço Social.
Como se pode observar, as múltiplas expressões da questão social são as que constituem o objeto de atuação do assistente social, de acordo com o contexto social, econômico e político do país. Essa questão vai se metamorfoseando, ampliando a área de atuação profissional. Nessa perspectiva, a atuação do assistente social geralmente acontece no âmbito institucional, uma vez que atua desenvolvendo ou propondo políticas públicas de modo a possibilitar o acesso aos serviços e benefícios, ou seja, aos direitos conquistados socialmente.
Dentre as inúmeras problemáticas sociais encontradas, pode-se ressaltar a questão dos idosos, mais especificamente, a dos idosos institucionalizados.
Atualmente, a questão da velhice é tida como uma questão social em virtude das implicações que surgem com o aumento significativo da população idosa no Brasil e no
...