AS FORMAS ALTERNATIVAS DO SERVIÇO SOCIAL
Por: Stephanie Mara • 4/5/2020 • Resenha • 332 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
Formas alternativas da ação do Serviço Social
O Assistente Social quando entra para atuar, ele encontra uma realidade complexa e contraditória, em muitas vezes no que resulta na limitação de sua pratica.
Nisso o assistente social precisa refletir sobre toda a burocracia de sua ação, tendo apenas como um norte o projeto politico profissional do serviço social, para dai achar meios alternativos para exercício de sua profissão.
Dentro da sua atuação, é importante ter com muita clareza nossos direitos e deveres de nosso código de ética profissional.
Essa clareza possivelmente ajudara na conquista de condições melhores de trabalho.
O código diz em seu Art. 7º, a relação com as instituições empregadoras: “Constituem direitos do Assistente Social: a) dispor de condições de trabalho condignas, seja em entidade pública ou privada, de forma a garantir a qualidade do exercício profissional.”
Essa busca para garantir a pratica da profissão de uma forma diferenciada e alternativa, o profissional precisa desenvolver um exercício cotidiano da sua profissão, praticar a pesquisa junto ao usuário, para que assim ela tenha maior conhecimento daqueles que ele oferece seu atendimento profissional, e todo esse processo ajudará a identificar as falhas, o limites, e construir alternativas para sanar o déficit dentro de sua atuação.
Na identificação das falhas, do limite, pode-se gerar uma analise da realidade, e começar a procura de formas para concretização dos direitos sociais.
O assistente social precisa compreender que a condição fundamental da profissão é a consolidação do projeto ético politico dentro de seu âmbito profissional que ele atua. Pois como diz em nosso código de ética profissional, é dever do assistente social em suas relações com os usuários: “(c) democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários.”. Nesse sentido cabe aos assistentes sociais, vislumbrar ações alternativas, e até mesmo ações coletivas, a tudo que se impede o exercício profissional comprometido com o projeto ético político, de forma eficaz dentro de sua instituição de atuação.
...