TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATS DE PSICOLOGIA SOCIAL

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.092 Palavras (9 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

 

Universidade Anhanguera-Uniderp
Polo-Recife

Curso de Bacharelado em Serviço Social –
Disciplina: Fundamentos das Políticas Sociais

Tutor EAD Profª Helenrose A. de S. pedroso Coelho

Tutora Presencial: Profª  Hemi Vilas Boas

Equipe:

  1. Alexsandra Bento – RA: 439367
  2. Cremilda Melo – RA: 418089
  3. Diêgo Pontes – RA 8324777260
  4. Elaine Paz – RA: 416369
  5. Fernanda Diniz- RA 441042
  6. Giselle Sena – RA 8321774254
  7. Jacineide Pires – RA: 406774
  8. Rilmar Barros – RA: 418965

Recife, 19 de Setembro de 2014.

Através da ficção é ressaltada a corrupção das milícias e a hipocrisia das classes médias e altas. Condiz a realidade social na qual a segurança carioca se encontra, e ao mesmo tempo descreve como agem os policiais do BOPE, que agem arduamente combatendo o corruptor.
Destaca-se: O Capitão Nascimento, vivido por Wagner Moura, Policial         honesto, Energético em suas ações e de extrema competência!         
Vive um dilema familiar envolvendo sua esposa, que o pressiona para que saia da Polícia...  Mas, para isso; o mesmo está na busca por um sucessor á sua altura no Batalhão de Operações Especiais - BOPE.

O filme aborda diversos comportamentos da sociedade enfatizada, que vai desde o linguajar ignóbio proferido por policiais e traficantes, até o desprovimento cultural daqueles que povoam aquela comunidade.          
         Nos mostra o agir dos estudantes ao propiciar o crime organizado através do consumo e tráfico de drogas dentro das universidades e festinhas estudantis. Ao mesmo tempo, estão envolvidos em projetos sociais dentro de ONGS situadas nas comunidades visando minimizar a problemática repercutida na localidade. Tráfico, Prostituição e Abuso infanto-juvenil (fogueteiros) são consequentes dos bailes funk que competem com as ações policiais que nem sempre são benéficas ao sistema, pelo contrário; são coniventes com as propinas.        
         Dessa forma, a corrupção se instaura na sociedade através do poder público (executivo e legislativo) que participam de esquemas sórdidos, onde deveria imperar a ordem e a segurança devida para cada cidadão. Em meio a tudo isso, o aumento da violência, descaso e abuso do poder, tripudiam em cima da classe menos favorecidas.

        Contudo, é um  holocausto violento e aterrorizante,  mescla ficção e realidade de forma cruel! O que se mostra no filme, infelizmente não se está restrito apenas na sociedade carioca, a problemática é bem mais complexa, envolve o País inteiro!

Apesar de tudo que se explana no filme, ainda podemos tirar algumas situações que nos deixam esperançosos que dentre as policias, podemos contar com alguns policiais honestos que ainda acreditam em poder transformar o Brasil em um país possível de se viver, atuando de forma abrangente e bem posicionada. Por que se não for desta forma, a criminalidade dominará o sistema por completo!

O QUE É CULTURA?

Significa Cultivar, e vem do latim Colere. Genericamente a Cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem no sentido geral. A cultura é uma das principais características humanas, distinguindo-se dessa forma, dos outros seres como: Os animais por exemplo.        
        O  homem através de centenas de décadas vem em constante evolução, mental e cultural, no qual o animal não vem passando pela mesma evolução mental e cultural. Homem e o amimal têm muitas características são nítidas as diferenças entre eles.        
         O homem e um ser supremo mentalmente e culturalmente e vem passando por diversas evolução cultural aonde eles vêm evoluindo de acordo com suas crenças culturais de cada região, por terem raciocínio bem mais evoluídos que os outros seres eles se destacam entre eles.DENTILLO,D.B.
         Os animais são seres em menos evolução que homem, embora tenham relatos que existem espécies bem parecidas com as dos seres humanos isso vêm sendo estudado pela ciência a qual ainda traz muitas contradições.        
Apesar das evoluções pelas quais passa o mundo, tem a capacidade de permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social. Impossível de se desenvolver individualmente.

Observamos no filme contextos reais vivenciados pela população, principalmente da favela do Rio de Janeiro.  Pessoas as quais são desprovidas de Políticas Sociais inerentes as suas necessidades. Tais Políticas Sociais são de grandes importâncias no combate à exclusão; tão sofridas pelos moradores, pois seu aumento cresce consideravelmente, por causa do domínio de traficantes e milícias.  Contudo recorre à esperança de por um fim na violência, levando infraestrutura, condições de sobrevivência adequadas, enfim fazer chegar até essas pessoas os Direitos Sociais que tanto esperam.   Em meio a tantos conflitos relatados no filme, eis a analise de alguns; os Conflitos entre Policiais e Bandidos, onde os policiais por sua vez manifestam serem corruptos e não corruptos; e na Revolta da População para com a Segurança Pública.  População vivencia barganhas e autoritarismo na segurança.   Conflitos estes que evidencia a necessidade da intermediação da Psicologia e do Serviço Social. Através dos argumentos teóricos e práticos destes profissionais; poderemos chegar a uma conclusão adequada para melhorar as questões sociais. A intervenção  delas consiste na promoção dos direitos humanos, agindo como mediador, com o objetivo de capacitar o indivíduo para a ação ao seu próprio percurso de vida. A intervenção do Serviço Social é baseada em conhecimentos teórico-científicos, métodos e técnicas próprias para a ação que desenvolve.  A intervenção do Serviço Social partiu de uma prática baseada no princípio da satisfação das necessidades humanas e, ao longo dos anos, tem-se sentido uma grande necessidade de aprofundar conceitos e teorias sobre as práticas de intervenção.   Já a mediação, utilizando técnicas da Psicologia, o resumo e o enquadre, amplia e torna mais compreensíveis as diversas mensagens e mostra a importância da escuta não nervosa, da interpretação do que está por detrás do discurso, da linguagem corporal etc. Ocorrem justamente as variáveis psicológicas dos conflitos existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (239.6 Kb)   docx (438.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com