As Mulheres idosas e violência doméstica
Por: Jaciara2017 • 2/11/2017 • Tese • 47.337 Palavras (190 Páginas) • 307 Visualizações
Instituto Politécnico de Beja[pic 1][pic 2]
Escola Superior de Educação de Beja
Mestrado em Psicogerontologia Comunitária
Mulheres idosas e violência doméstica
Elaborado por:
Jaciara P. Oliveira
Beja
Maio, 2017
Instituto Politécnico de Beja[pic 3][pic 4]
Escola Superior de Educação de Beja
Mestrado em Psicogerontologia Comunitária
Mulheres idosas e violência doméstica
Elaborado por:
Jaciara P. Oliveira
Orientado por:
Professor Doutor José Pereirinha Ramalho
Coorientado por:
Professor Doutor Miguel da Conceição Bento
Beja
Maio, 2017
Agradecimento
A realização desta investigação só se tornou possível devido à participação de vários intervenientes, aos quais quero expressar o meu sincero agradecimento por terem contribuído na realização deste trabalho.
Desta forma, as minhas palavras de apreço e gratidão vão para:
-As mulheres idosas que foram vítimas de violência em contexto familiar, que por mais doloroso, narraram as suas histórias de uma forma que só quem viveu intimamente com a violência conseguem expressar com tanta veracidade e de maneira muito especial. A vocês mulheres guerreiras, os meus agradecimentos por fazerem parte desta investigação;
- Aos técnicos representantes de entidades de protecção de mulheres vítimas de violência em contexto familiar que contribuíram nesta investigação;
-Aos meus orientadores, Doutor José Pereirinha Ramalho e Doutor Miguel da Conceição Bento, pela dedicação, total disponibilidade e simpatia com que sempre me receberam, pelas vossas sugestões sempre pertinentes, pelos seus ensinamentos e pelo incondicional apoio durante a realização desta investigação. “…dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única.” (AlbertSchweitzer);
- Ao Sr. António Mendonça, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vidigueira, pela amizade e simpatia e pelo incentivo e confiança que sempre em mim depositou;
- Às Técnicas da Santa Casa da Misericórdia, Psicóloga Dr.ª Luciabela Lança, Directora Técnica da Casa de Abrigo (C.A), Assistente Social Dr.ª Elsa Cristina Pelúcia e a Assistente Social Dr.ª Isabel Machado Palma, esta ultima Directora Técnica do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). A todas agradeço pela disponibilidade e ânimo que me dedicaram ao longo desta caminhada;
- A toda a equipa de trabalho da Casa de Abrigo;
- Aos meus pais, irmãos e sobrinhos que mesmo distantes torcem por mim;
- Aos meus filhos e esposo (meu tudo) que sempre estiveram ao meu lado, incondicionalmente. Sempre me fazendo acreditar que chegaria ao final desta etapa, pois somos uma família;
- A Deus, que sempre me fortaleceu quando mais precisei.
A todos que sintam que participaram nesta investigação e cuja referência não foi feita, recebam o meu agradecimento. Bem-haja a todos!
Siglas
APAV- Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
CA- Centro de Acolhimento
CEDAW – Comité para a Eliminação de todas as formas de Discriminação contra a Mulher
CIG –Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
GAP–Gabinete de Apoio à Vítima
GNR – Guarda Nacional Republicana
INE- Instituto Nacional de Estatística
NAV-Núcleo de Atendimento de Apoio à Vítima
OMA–Observatório de Mulheres Assassinadas
OMS – Organização Mundial de Saúde
PSP – Polícia de Segurança Pública
UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta
VD- Violência Domestica
“Não temos mais tempo ou necessidade para isso, agora somos casados, podemos deixar as carícias para depois. E o facto é que esse depois dificilmente vem. A rotina só aumenta, o tempo de um para com o outro só diminui”.
Borges (s/d: 02).
Resumo
Neste trabalho de projecto procuramos dar ênfase a uma problemática que atinge uma grande parcela da sociedade: a violência doméstica sobre as mulheres idosas.
Para além da exploração teórica de um conjunto de conceitos inerentes à problemática em análise, procura-se conhecer a violência doméstica através das narrativas em primeira pessoa das (mulheres idosas) e as estratégias utilizadas pelos técnicos para a inclusão social destas, conforme as políticas públicas o que constitui o objectivo fulcral desta investigação.
No decorrer deste trabalho, surgiua necessidade de criação de uma “Associação de Artes e ofícios”, como resposta à problemática abordada e que apresenta na parte final do documento.
PALAVRAS-CHAVE: Casa de Abrigo, Comunidade,Envelhecimento, Família, Inclusão Social eViolênciaDomestica.
Abstrat
In this project, we seek to emphasize a problem that affects a large part of society: domestic violence against older women.
In addition to the theoretical exploration of a set of concepts inherent in the problematic under analysis, it is sought to know domestic violence through the first-person narratives of (elderly women) and the strategies used by the technicians for their social inclusion, according to public policies Which is the central objective of this investigation.
In the course of this work, the need arose for the creation of an "Association of Arts and Crafts", as a response to the problem addressed and presented in the final part of the document.
Keywords:Shelter, Community, Aging, Family, Social Inclusion and Violence.
Índice
Agradecimento i
Siglas iii
Resumo v
Abstrat vi
Índice de Quadros ix
Índice de Tabelas ix
Índice de Figuras ix
Índice de Gráficos ix
Índice de Apêndices x
Introdução 1
Capitulo I Violência em contexto doméstico 4
...