Atps formaçao social
Por: keila bernardes • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.298 Palavras (18 Páginas) • 239 Visualizações
POLO DE APOIO PRESENCIAL: GOIÂNIA/GO[pic 2]
UNIEDUCAÇÃO
ATPS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Curso: Serviço Social 2ª Série
Disciplina: Formação Social, Econômica e Política do Brasil
Profª. Maria Clotilde Bastos
Goiânia, 30 de Setembro de 2013.
RETRATO BRASILEIRO SEGUNDO DEBRET
Como pintor histórico, Debret registrou fatos importantes do cotidiano colonial brasileiro. Com um colorido harmonioso, sua obra tem um enfoque historiográfico, e procura traçar um pinel do Rio de Janeiro. Além de retratar através de seus desenhos e pinturas, a família real e a nobreza da época, interessou se também em representar em sua arte as pessoas comuns. Trata se de um dos poucos registros dos usos e costumes dos brasileiros nos primeiros anos do século XIX. Desenhista atento às questões sociais de seu tempo, em telas, desenhos e aquarelas mostra o sofrimento dos escravos, seu trabalho nas lavouras nas casas de seus senhores e até em alguns lugares públicos como ruas e praças. Sua obra mostra com riqueza de detalhes sobre a vida da população na intimidade familiar dentro de suas casas, nos passeios acompanhados de seus familiares e escravos domésticos. Pintou a beleza das paisagens brasileiras, a variedade dos frutos, os índios com sua cultura tão diferenciada. Dentre os fatos mais importantes registrados por Debret, durante sua permanência no Brasil destaca se a aclamação de D. João VI, a chegada da princesa Leopoldina (esposa de D. Pedro, a coroação de D Pedro I como imperador. [pic 3]
Algumas das cenas do Brasil registradas por Debret, das primeiras décadas do século XIX:
A coroação de dom Pedro.
Desde a morte de Dom Sebastião, nenhum rei português era retratado com a coroa colocada na cabeça, mas segurando-a ao lado do tronco, como se apenas o próprio Dom Sebastião a merecesse quando retornasse, (Dom Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir em 1878, mas seu corpo nunca foi encontrado, o que deu inicio a um movimento chamado “sebastianismo” cujos seguidores acreditavam na volta messiânica de Dom Sebastião). Dom Pedro, porém foi pintado usando a coroa, isso serviu para enaltecer a figura do novo imperador, e colaborou para a criação da imagem de Dom Pedro como Herói.[pic 4]
Jantar no Brasil
Conforme era o costume o jantar era servido na hora, e não se podia interromper primeiro era servida uma sopa de caldo gordo, um cosido com pedaços de carne e legumes, no centro da mesa uma galinha com arroz e uma travessa de verduras cosidas, para completar, salada com muita cebola. A sobremesa era arroz doce polvilhado com canela, queijo de minas, e frutas típicas. Os vinhos madeira e do porto eram servidos em cálices, e por fim uma xícara de café.[pic 5]
O tronco
A palmatória era terrível, mas havia castigos muito piores, ás vezes os escravos eram condenados a ser chicoteados em praça publica. Nesta cena alguns escravos já receberam o castigo e estão deitados no chão. Em pé á esquerda, vigiados por dois guardas, estão aqueles que ainda serão castigados com açoites aplicados por um chicote. O sangue escorre pelo corpo do escravo [pic 6]
que está no tronco, o castigo é desumano.
Natureza morta, frutos do Brasil
Aqui nesta pintura, o artista retrata com um colorido vivo, e com formas precisas uma pequena amostra da variedade dos frutos de nosso país tropical. O próprio Jean baptiste Debret, certamente não imaginava que sua viagem ao nosso mundo, o tornaria reconhecido como o principal retratista do Brasil imperial, cumpriu sua missão alcançando resultados muito além das expectativas.[pic 7]
CARLOTA JOAQUINA A PRINCESA DO BRASIL
“Carlota Joaquina a princesa do Brasil e um romace histórico que relata a vinda da família real para o Brasil, e retrata os diversos personagens de forma bastante peculiar, algumas cenas caracterizam aspectos comportamentais que são identificados ainda atualmente nos brasileiros” .
I cena
Nesta cena houve uma infestação de piolhos no navio durante a viagem para o Brasil, obrigando as mulheres à bordo, inclusive a princesa Carlota raspar a cabeça e usar um turbante para escoder que estava careca, o que logo que a corte portuguesa chegou ao Brasil, foi copiado pelas brasileiras por ser interpretado como sendo última moda na Europa. Os brasileiros assim começaram a copiar tudo o que parecia chique, adotando também o estilo de vida da familia real enquato ela aqui permaneceu, E este comportamento continua fazendo parte da vida dos brasileiros, pois não há nada como a moda lançada por um personagem famoso, para determinar o seu sucesso, logo o figurino ganha as ruas, e o país inteiro esta usando, exemlpo: personagem Sandra ( Gloria Pires ) inaugura na novela de 1980 o que viria a ser uma moda tipica dessa década: o brico de um lado só,outro modelo usado por ela na novela tinha a forma de um raio(detalhe) feito de ouro e assinado por certo joalheiro, foi sucesso de venda, e de copia evidentemente. Delineador, lapis de olho e rimel para marcar os olhos, e haja camelô para comportar a venda de bindis (simbolo do terceiro olho) pulseiras de metal multicoloridas e brincos enormes, foi usado pela indiana Maya, vivida por Juliana Paes na trama de 2009, batas, cores fortes, e até saris, a veste tipica da India, entraram subitamente na moda.
II cena
Nesta cena uma mulher se submete a inescrupulosidade de um vendedor, na hora de comprar um frango ela percebe que o preço subiu absurdamente além do preço normal e por mais que ela reclame a explicação do vendedor é que ele precisa atender a demanda. Com a vinda da família real para o Brasil, muitos vendedores faziam subir descaradamente o preço dos viveres supervalorizando suas mercadorias, de uma forma abusiva e absurda, tornando a aquisição da mesma inviável para o povo brasileiro, nesse momento percebemos o abuso de poder exercido pela monarquia portuguesa, a prevalência de interesses próprios e egoístas, sem se preocupar com qualquer tipo de igualdade humanitária ou bem estar alheio. A questão do abuso de poder, do egoísmo, do querer levar vantagem em tudo, acima dos interesses coletivos e do senso de justiça. Essas são questões presentes no cenário atual, segundo a mídia, uma percepção que vem ganhado força entre moradores de grandes capitais brasileiras, é a de que a atual alta de preços de alguns bens e serviços está sendo alimentada pelo que é descrito como ”abuso“ ou “oportunismo” inflacionário. No Rio de janeiro a associação de moradores vem manifestando há algum tempo, a preocupação com a alta ”exagerada” dos preços de itens como aluguel e alimentação em função da copa do mundo e das olimpíadas. São condutas encontradas dentro da política, em algumas autoridades, e em uma vasta gama de cargos hierárquicos. As ambições desenfreadas e a falta de honestidade também configuram uma realidade dentro do sistema econômico-comercial no Brasil.
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