TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  15/5/2016  •  Artigo  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Anhanguera

Pólo Apoio Presencial: Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara

Serviço Social __ 1º Semestre

Família e Sociedade

Serviço Social Contemporâneo

Nome: Ariane Costa de Oliveira - 8750134057                              

Nome: Glaucia Mendes Ferreira – RA 8916167948

Nome: Josiane Fagundes Lopes – RA  9904016863

Nome: Stefany Veronica Rodrigues – RA 8743954893

Nome: Veridiana Roberta Defavari Paulino – RA 9904007175

                

DESAFIO PROFISSIONAL

Nome do Professor Tutor Presencial e Tutora à Distância – Karina Pina Dobri Camargo

 

Santa Bárbara D’ Oeste 2014

Passo 1

FAMÍLIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ABRIGADOS.

A família, seja como for composta vivida e organizada é o filtro através do qual se começa a ver e a significar o mundo, representando uma estrutura fundamental na sociedade, já que recaem as transformações econômicas sobre ela.

A sociedade contemporânea brasileira sofreu inúmeras transformações que repercutem diretamente na vida familiar.

Com o aumento da expectativa de vida, proporcionou um maior convívio entre as gerações, os avós passaram a participar mais notavelmente com maior relevância nas relações, no sistema de apoio e na rede familiar.

A multiplicação das famílias monoparentais é um dos fatores da diversificação de modos de viver, não havendo uma única configuração familiar, não podendo assim tomar por base apenas um referencial para a aproximação da realidade.

 De acordo com Sarti (2003):

“… as famílias pobres dificilmente passam pelos ciclos de desenvolvimento do grupo domestico sobre tudo pela fase de criação dos filhos, sem rupturas…”

As famílias possuem a centralidade na vida desses indivíduos, no entanto a questão da desigualdade social faz a rupturas das relações socioafetivas de crianças e adolescentes.

Conforme houve uma mudança na família brasileira a constituição adequou algumas leis para a manutenção desse novo modelo familiar.

Por meio do (ECA) Estatuto da Criança e do Adolescente, programas sociais de auxílio e medidas protetivas.

Passo 2

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA ALENCADA NESTE TEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, BASEADO NO ITEM 3.1.1 – MATRICIALIDADE SOCIOFAMILIAR.

O espaço político assegura os direitos sociais baseadas nas leis da Constituição Federal do Brasil, porém, devido às mudanças na esfera econômica, educação, saúde etc, é necessário uma modificação para que as famílias brasileiras tenham seu direito social assegurado. A família é o pilar social, o primeiro contato da criança e do adolescente com a sociedade, e o papel central no reconhecimento na política nacional de assistência social (PNAS).

Através das mudanças que vem ocorrendo na tecnologia e na ciência toma-se a discussão do que é a família novamente, vendo que nos dias atuais ela pode ser consangüínea, parentesco ou por um grupo de pessoas.

Apesar de ter o reconhecimento explicito na Constituição Federal Do Brasil no artigo 226, que declara que a “família base da sociedade, tem especial proteção do estado”, vemos que nos dias atuais há dificuldades em colocar a lei em pratica, com tantas mudanças no cenário brasileiro as famílias estão desprotegidas, desamparadas, em vários setores, educação, saúde, habitação, saneamento básico entre outros. Por isso a importância da matricialidade, que é a origem da família segundo PNAS que luta para garantir os direitos da mesma, assegurando assim sua qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (53.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com