Desigualdades na distribuição da cárie dentária no Brasil
Artigo: Desigualdades na distribuição da cárie dentária no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joao1244 • 16/9/2014 • Artigo • 337 Palavras (2 Páginas) • 405 Visualizações
Desigualdades na distribuição da cárie dentária no Brasil:
uma abordagem bioética
Resumo
Este artigo trouxe uma analise problemática da doença carie de uma forma mais ampla alem da visão por ser um problema de saúde publica e de relevância epidemiológica, teve um suporte mais qualificado da Bioética de Proteção, com uma analise documental de saúde bucal, de base nacional SB 1986, 2003 e 2010.
Introdução
Ao longo do século XX observou-se que a doença não se limita a uma evidência apenas orgânica, natural e objetiva, mas engloba vivências individuais e coletivas de cada sociedade; portanto, é também realidade construída, sendo o doente um personagem social. Nesse sentido, a epidemiologia reconhece que a saúde bucal é reflexa dos aspectos sócios econômicos e ambientais, e destaca a influência do contexto social como um dos fatores determinantes do processo saúde /doença.
E diversos fatores foram associados neste estudo a condição social ,o indicador socioeconômico,a dificuldade ao acesso aos serviços odontológicos,o baixo conhecimento sobre os hábitos de higiene bucal,com esse historico há uma conseqüência, a alta prevalência e severidade da doença carie.
Objetivo
Que os profissionais de saúde tenha uma analise reflexiva sobre as condições sociais do individuo sempre com um propósito de avaliar sua condição de saúde como um todo,em seu bem estar biológico,psicológico e social como preconiza a OMS ( Organização Mundial de Saúde) neste caso a doença carie associada a vulnerabilidade social da população brasileira.
Metodologia
Foi realizado um estudo de caso,nesta situação foi uma analise documental com um histórico que visa uma técnica importante na pequisa qualitativa,seja por complemento de informações ou outras técnicas,para que se obtenha um resultado de um tema ou problema.foram analisados os documentos de avaliação de publicações do Ministério de Saúde do Brasil dados e indicadores coletados nos Levantamentos Epidemiológicos de Saúde Bucal de base nacional de 1986, 2003, 2010.Os dados extraídos dos inquéritos epidemiológicos para essa análise se relacionam à cárie dentária, medida pelo índice CPOD, e que representa a média do número total de dentes permanentes cariados (C) perdidos (P) e obturados (O), em uma população
...