Encenação Sobre Sigilo Profissional
Por: JuliaNicholson • 1/10/2018 • Ensaio • 588 Palavras (3 Páginas) • 343 Visualizações
Encenação sobre sigilo profissional
Uma mãe desconfiava que sua filha viesse sendo violentada sexualmente por um dos professores do reforço escolar que sua filha frequentava. Foi à delegacia e prestou queixa do acusado.
Mãe: - Minha filha vem chegando hematomas em casa, com dores na barriga, eu pergunto e ela se quer diz uma palavra, desconfio que ela venha sendo assediada no reforço escolar.
Alguém da delegacia: - Irei encaminha-las para o corpo de delito.
Levou sua filha para que fizesse exames que comprovasse o estupro, nos exames não foram comprovados, mas a menina ficou acanhada ao contar o que tinha acontecido para os médicos e advogado (a). Então o advogado a encaminhou para um assistente social.
(Há uma conversa rápida entre o advogado a menina e a mãe da menina)
Advogado: - Será que você poderia me contar o que houve? Eu preciso contar ao juiz para que ele tome uma providencia com seu caso menininha.
Menina se resiste a dar uma palavra.
Advogado: se dirige a mãe. – Senhora, vou encaminhá-las a um assistente social, Talvez ela se abra melhor com a presença dela.
Mãe e menina vão à sala da assistente. A mãe se sente a vontade para deixar a filha a sós com a assistente.
Assistente: - olá garotinha, recebi um aviso que você não estava muito bem e queria me contar algo. Não se preocupe que eu não vou falar a ninguém o que você me falar. (pausa). – Então, você quer me contar algo?
Menina sente conforto da parte da assistente e decide falar.
Menina: - Tia, faz uns dias que um professor meu da banca começou a me tratar diferente, na hora de me ensinar a atividade, ele me dava balinhas e pedia pra eu sentar no colo dele pra eu aprender melhor. Mas ai teve um dia que eu pedi pra ir ao banheiro e ele disse que ia me levar porque o banheiro estava com um problema na descarga, nenhum outro professor ou meus coleguinhas percebeu porque eu sentava bem pertinho dele distante dos outros.
- Quando chegou lá no banheiro eu pedi pra ele ficar do lado de fora porque eu ia fazer xixi e ele entrou tapou a minha boca e disse que ia fazer algo legal comigo que era pra eu ficar quietinha.
(e com cara de choro a menina continua)
- Tia, ele fez aquele negocio comigo e doeu muito, ele me bateu e disse que se eu contasse pra alguém ele ia matar minha família toda. Eu fiquei com medo de contar pra minha mãe e ele fazer o que falou. Todos os dias quando eu ia pra aula ele fazia a mesma coisa. Mas eu não podia dizer pra minha mãe.
- Por favor, me ajuda, eu não aguento mais, eu não quero que minha mãe morra!
Assistente: - Calma garotinha, eu já sei o que fazer, por favor, se acalme você não precisa contar a ninguém o que você me disse. Eu vou resolver tudo tá? Vou lhe levar para sua mãe.
Assistente à leva para sua mãe e volta para sua sala, liga para o advogado e diz houve o abuso, porém não é permitido que contasse os detalhes.
Advogado marca audiência com Juiz e o juiz pede que a assistente social compareça
...