Estatística Social
Por: Gleice Mendes • 2/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.222 Palavras (9 Páginas) • 203 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DOM PEDRO II
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Cristiane Santos Rodrigues
Patrícia Maria Sales Santos Giffoni
Rosângela de Jesus Santos
TRABALHO DE ESTATÍSTICA SOCIAL
SALVADOR
2015
Cristiane Santos Rodrigues
Patrícia Maria Sales Santos Giffoni
Rosângela de Jesus Santos
TRABALHO DE ESTATÍSTICA SOCIAL
[pic 2]
SALVADOR
2015
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
ESTATÍSTICA
Estatística Descritiva (Dedutiva)
Probabilidade:
Estatística Inferencial (Indutiva)
POPULAÇÃO
AMOSTRA
AMOSTRAGEM
A AMOSTRAGEM É PREFERÍVEL AO CENSO QUANDO:
AMOSTRAGEM ALEATÓRIA OU CASUAL SIMPLES
AMOSTRAGEM SISTEMÁTICA
AMOSTRAGEM PROPORCIONAL ESTRATIFICADA
VARIÁVEIS
VARIÁVEIS QUALITATIVAS
VARIÁVEIS QUANTITATIVAS
FASES DO TRABALHO ESTATÍSTICO
DADOS
CONCLUSÃO
Referências
INTRODUÇÃO
Podemos considerar a estatística uma importante ferramenta no que tange processos para recolher, organizar, classificar dados. A partir desse trabalho acadêmico, apresentaremos definições e exemplos que são tipicamente solucionados pela estatística, visando uma melhor informação dos dados coletados, chegando assim a um resultado definitivo.
Através dessa ferramenta fundamental utilizada no dia-a-dia será necessário observar nos capítulos seguintes os vários usos de suas técnicas, que permeia assim as áreas do conhecimento como ciências sociais, física, matemática, economia, entre outras.
Esse trabalho será organizado em capítulos, contendo as respectivas definições, abordando as características e citando exemplos e assim sucessivamente. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, internet e exemplos que darão suporte para novos conhecimentos.
ESTATÍSTICA
É o método cientifico que permite organizar dados, analisá-los e sem tomar decisões em condições de incerteza.
A coleta, a organização dos dados, o calcula e a interpretação de coeficientes pertence à Estatística Descritiva enquanto a análise e a interpretação dadas, associado a uma margem de incerteza, ficam a cargo da Estatística Indutiva ou Inferencial, também chamada como medida da incerteza ou métodos que se fundamentam na teoria da probabilidade.
A utilização de técnica, destinadas à análise de situações complexas ou não, tem aumentado e faz parte do nosso cotidiano.
Ex: As transmissões esportivas... Em um jogo de futebol, o número de escanteios, o número de faltas cometidas e o tempo de posse de bola são dados fornecidos ao telespectador e fazem com que a conclusão sobre qual time foi melhor em campo se torne objetiva (não que isso implique que tenha sido vencedor...).
Podemos dividir a Estatística em três áreas:
- Estatística Descritiva
- Probabilidade
- Inferência Estatística
Estatística Descritiva (Dedutiva)
Tratam da organização, resumo e apresentação dos dados. Nesta fase da pesquisa, estamos preocupados em apresentar os dados em forma de tabelas e gráficos e em obter medidas que quantifiquem os resultados do estudo. O objetivo da Estatística Descritiva é tornar as coisas mais fácies de entender, de relatar e discutir. Ex;
[pic 3]
Probabilidade
Pode ser pensada como teoria matemática utilizada para estudar a incerteza oriunda de fenômenos que envolvem o acaso. Jogos de dados e de carta, ou lançamento de uma moeda para o ar enquadram-se na categoria do acaso.
Ex: A decisão de um fabricante de cola de compreender uma grande campanha de propaganda visando a aumentar sua participação no mercado, à decisão de parar de imunizar pessoas com menos de vinte anos contra determinada doença, a decisão de arriscar-se a atravessar uma rua no meio do quarteirão, todas utilizam a probabilidade consciente ou inconsciente.
Estatística Inferencial (Indutiva)
A partir de uma amostra, tirar conclusões sobre a população.
POPULAÇÃO
São todos os elementos distintos, observados nos fenômenos que possuem características comuns. O termo é mais amplo no senso comum, pois envolve aglomerado de pessoas, objetos ou mesmo ideias. Exemplos: Todos os alunos de uma faculdade. Tamanho da população (N): Números de elementos que compõem a população.
AMOSTRA
É qualquer subconjunto de elementos da população. (n: numero de indivíduos que constituem uma amostra). É desejável que a amostra ,seja representativa da população e a forma de garantir essa representatividade é uma seleção aleatória, denominada de amostras aleatórias ou probabilísticas. Esse tipo de amostra origina uma generalização estatística (extrapolação, dos resultados para a população) apoiada no cálculo de probabilidades, e permite a utilização das técnicas da inferência estatística.
...