Fontes Lineares
Ensaio: Fontes Lineares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vibes • 5/12/2014 • Ensaio • 241 Palavras (1 Páginas) • 267 Visualizações
As fontes lineares são empregadas em diversos circuitos quando se necessita de uma alimentação de tensão e corrente constantes. Para isso, a tensão de saída deve ser retificada, filtrada e controlada.
O mais importante em um projeto de fonte linear é saber que tensão e corrente serão exigidas na sua saída, pois o transformador deve ser dimensionado de acordo com a carga em que será empregada a referida fonte. Normalmente, adota- se o valor da tensão de saída do transformador um pouco maior (aproximadamente 2 ou 3V) do que se deseja. Para um projeto que necessita de uma tensão de saída de 12V, o recomendado é um transformador de 14V ou 15V na saída.
A tensão deve ser maior na saída para compensar as perdas do circuito, permitindo que se obtenha uma tensão igual ou um pouco maior que o necessário após a regulagem.
O transformador baixa a tensão de entrada (110V ou 220V) para a tensão que se deseja no projeto. Logo após o transformador, temos os retificadores, cuja função é converter a tensão alternada em contínua. Mas, como essa tensão após os retificadores é pulsante, deve-se colocar um ou mais capacitores para filtrar essa tensão e torná-la o mais linear possível.
Após a tensão ser retificada e filtrada, vem a etapa de regulagem e controle. Para isso, utilizam-se reguladores de tensão, que podem ser com diodos, do tipo Zener, juntamente com transistores. Essa configuração, utilizando componentes adequados, pode fornecer maior corrente na saída.
...