Jacques Maritain
Por: filipexelb • 19/4/2016 • Trabalho acadêmico • 310 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
Jacques Maritain, escritor e filósofo francês, nasceu em Paris, no ano de 1882. Converteu-se ao catolicismo em 1906, com sua esposa Raíssa, influenciado por Léon Bloy, tornando-se, desde então, o expoente máximo do neotomismo no século XX. Maritain refletiu muito e apaixonadamente sobre a situação da sociedade moderna, sua cultura, seus ideais, sua condição moral, política e religiosa.
O termo Neotomismo significa o ressurgimento da filosofia de S Tomás de Aquino. Trata-se de um verdadeiro retorno às fontes, retomando a corrente tradicional, quase desfeita na época do Iluminismo.
O Humanismo Integral de Jacques Maritain se propõe a estabelecer uma metafísica cristã, permitindo evitar os erros e distorções em que, a seu ver, desembocou o idealismo moderno.
Em 1936, quando Maritain publicou seu livro pela primeira vez, o humanismo era socialista ou não era humanismo. O nosso pensador rejeita esse humanismo em voga, ainda que nele reconheça o mérito de propor questões essenciais. Todavia, visto que o aristotelismo e o tomismo afirmam a primazia do espírito no homem, é necessário regenerar a noção de humanismo, atribuindo o maior quinhão àquilo que, na ordem do humano, ultrapassa ou transcende o humano ou, em todo caso, não se reduz a ele: seu espírito.
No brasil podemos encontrar repercussões concretas das posições de martirian no movimento de legislação social e na constituição de 1934
Suas ideias politicas marcarão os partidos demacrata-cristãos que seurgem pela amaerica latina que nasce entre 1947 e 1949
No serviço social brasileiro o grande filosofo cristça estreve presente através das aulas desenvolvidas nos cursos de Serviço Social
Conclusão
Como vimos, no sistema maritanista, a linha da filosofia tomista apresenta-se como um divisor de águas, uma linha entre duas vertentes ao longo dos erros dos outros sistemas filosóficos. Criando um novo método de apresentação da filosofia de santo Tomás, perfeitamente adaptado às aspirações e também às deficiências do nosso tempo.
...