Microbiologia
Pesquisas Acadêmicas: Microbiologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: katherinenavarro • 19/7/2014 • 915 Palavras (4 Páginas) • 6.558 Visualizações
Microbiota Normal do Corpo Humano
• A) O que é microbiota normal do corpo humano e qual é seu papel? Cite 1 exemplo.
São microorganismos inofensivos que habitam a flora normal, o número a espécie varia de acordo com o hospedeiro, a região do corpo, idade, sexo. Podemos encontrar bactérias, fungos e protozoários, esses microorganismos ajudam o organismo no processo imunológico aumentando a defesa imunológica, podendo causar patologias tabém.
São responsáveis pela produção de vitamina K e complexo B.
• B) Qual a diferença entre infecção e doença?
Infecção e a colonização de um microorganismo hospedeio por uma espécie estranha, um microorganismo infectante interferindo na fisiologia normal do hospedeiro e pode levar a diversas patologias.
Doença pode ser causada por fatores externos, como outros organismos (infecção), ou por desfunções ou mal funcionamento interno, como as doenças autoimunes
Principais Bactérias de Interesse médico
• Quais são os principais grupos de bactérias de interesse médico?
- micoplasma
- Bacterias coradas pelos gram.
- micobacterias e nocardias
- Espiroquetideos
- riquétsia e clamídia
• Qual é a diferença entre Infecção exógena e Infecção Endógena?
Endógena- quando deixam seu sitio normal e migam para um novo local no corpo humano (causada pela microbiota normal do corpo humano “M.N.C.H”).
Exógena- causada por um reservatório ou fonte externa.
• Cite três (3) vias de transmissão de uma infecção exógena.
Contato direto , Vetore, Solo, Alimentos ...
• Cite três (3) portas de entrada de uma infecção endógena.
Quando ocorre uma migração da bactéria de seu local de origem.
Remédios que levam a diminuição da flora normal levando a colonização de microorganismos patológicos.
Doenças que levam a diminuição da imunidade causando patologia por microorganismo que geralmente não causam patologias.
Características Bacterianas
1. Correlacione as características da célula bacteriana com a sua classificação em gram
positiva ou gram negativa
Por meio dessa técnica de gram podemos ver expressa as diferentes características como composição química, estrutura, permeabilidade da parede celular e patogenicidade.
Diferenças:
A parede da célula Gram-negativa é constituída por uma camada de peptidioglicano e três outros componentes que a envolvem externamente; lipoproteína, membrana externa e lipopolissacarídeo, que não retêm o corante quando submetidas a solventes nos quais o corante é solúvel, sendo descoloradas e, quando acrescentados outros corantes, adquirem a nova coloração. Já a parede da célula Gram-positiva consiste de única camada que retém o corante aplicado, não adquirindo a coloração do segundo corante.
Portanto, as paredes celulares das bactérias Gram-positiva e Gram-negativa são diferentes. A parede celular da bactéria Gram-positiva é espessa, enquanto a da Gram-negativa é fina. A parede celular da bactéria Gram-positiva é única e consiste de uma camada espessa, composta quase que completamente por peptídioglicano, responsável pela manutenção da célula e sua rigidez. As múltiplas camadas de peptidioglicano das bactérias Gram-positivas constituem uma estrutura extremamente forte em tensão, enquanto que nas Gram-negativas o peptidioglicano é apenas uma camada menos espessa e, conseqüentemente, frágil.
Como fatores de ataque ou agressão, as células Gram-positivas e Gram-negativas caracterizam-se por graus diferentes de virulência. As bactérias Gram-negativas são constituídas por uma endotoxina, o LPS, que lhes confere a propriedade de patogenicidade, enquanto nas bactérias Gram-positivas a exotoxina, composta pelo ácido lipoteicoico, tem como característica principal a aderência.
2. Correlacione as características de uma célula álcool ácida resistente (BAAR) com o seu
processo de coloração
...