Monitoramento e Avaliação em Serviço Social
Por: carlaam577 • 10/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 3.943 Palavras (16 Páginas) • 208 Visualizações
[pic 1]
Adriana Constantino Corrale- RA: 3885773485
Áurea Fagundes Costa - RA: 4918918584
Carla Aparecida Martins - RA: 8941197701
Ivani Aparecida Borges Ramos - RA: 8153755117
Maria de Cássia Almeida Silva - RA: 4300065545
Rosilda Rodrigues de Moura - RA: 4720888173
ATPS Monitoramento e Avaliação em Serviço Social
Tema: A importância da família na promoção da saúde mental em
CAPS i II
Tutor a Distância: ProfªMa Elaine Cristina Vaz Vaes Gomes
Tutora Presencial: Juliane Aparecida Rocia Lobregat
Bauru/SP
2015
SUMÁRIO
1 – Introdução: Monitoramento e Avaliação das Políticas Públicas............................3
2 – Projeto Social.........................................................................................................6
3 – Objetivo Geral........................................................................................................6
3.1 – Objetivo Específico.............................................................................................6
4 – Avaliação de Projetos Sociais: Mapa Conceitual...................................................7
5 - Indicadores das Políticas Públicas.........................................................................7
6 – Quadro de Gerenciamento dos Indicadores de Eficiência, Eficácia eResultados.10
7 – Software no Brasil Hoje e sua Importância para os Projetos Sociais....................11
8 - Lista de Indicadores das Políticas Públicas na Saúde Mental................................13
9 – Métodos de Pesquisa Quantitativa e Qualitativa...................................................13
10 – Planejamento.......................................................................................................14
11- Execução...............................................................................................................15
12- Avaliação..............................................................................................................15
13- Monitoramento.....................................................................................................16
14- Considerações Finais............................................................................................17
15 – Referências.........................................................................................................18
INTRODUÇÃO
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚPLICAS
A avaliação encontra-se em todas as fases do processo de planejamento, a ação planejada deve conter indicadores que por meio dos quais será monitorada e avaliada, de forma a possibilitar correções no decorrer do projeto.
Através das estratégias de ação e os indicadores serão mostrados como os objetivos propostos serão alcançados.
Nas últimas décadas os gestores de políticas públicas, vem enfrentando pressões de vários setores por maior eficiência e transparência na gestão dos recursos públicos, o que exige dos governantes uma atuação continua de aprimoramentos das práticas de gestões públicas, e como respostam a estas demandas, a partir da década de 90, diversos países promoveram reformas inserindo uma forma de gestão pública, orientada para resultados cuja ênfase está na eficiência do gasto e das políticas públicas.
A sociedade atual se vê em constantes transformações e com isso suas práticas se modificam e também se modificam as legislações e convenções, os tratados, destas situações mais especificas até as situações mais globais.
No Brasil o marco para grandes mudanças no campo da Política no campo da Assistência Social foi a constituição federal em 1988, considerada moderna e inovadora, com prioridade a defesa da cidadania, regulamentação do ECA e da LOAS e recentemente aprovação da nova Política Nacional de Assistência Social – PNAS, que orienta a construção do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.
Este sistema define o sistema sócio assistenciais, e também as três funções da Política de Assistência Social: Defeso Sócio Assistencial Proteção Social e Vigilância Social.
A política Nacional da Assistência Social – PNAS de 2004, o SUAS – indica os meios para a execução desta política definindo os eixos estruturantes:
. Matricida de Sócio Familiar;
. Descentralização Política – administrativa e territorialização;
. Novas bases para a relação para relação entre Estado e Sociedade Civil;
. Financiamento;
. Controle Social: o desafio da participação popular/ cidadão usuário; política de recursos humanos;
. A informação, o monitoramento e a avaliação.
No entanto, alguns anos depois constatam se ainda dificuldades na implantação de um Sistema de Monitoramento e Avaliação no âmbito do Governo Federal nos resultados.
A avaliação não significa apenas medir, mas julgar a partir de um referencial de valores. A avaliação tem o papel de analisar criticamente o andamento do serviço ou o projeto segundo seus objetivos.
O Monitoramento diz respeito a observação regular e sistemática do desenvolvimento das atividades, e também o uso dos recursos da produção de resultados, assim como das decisões das revisões do plano.
No ciclo avaliativo e fundamental destacar a importância do chamado marco “zero”, ou linha de base. É fundamental o exame prévio da relevância e sustentabilidade de projetos colocados na agenda pública.
O sistema de Monitoramento e a Avaliação devem fornecer avaliações concretas para incutir nos fatores institucionais e processuais passives de gerar ineficiência crônica no desempenho das políticas e dos programas Sociais.
...