Mulheres em situação de violência doméstica
Por: 180123 • 14/6/2021 • Monografia • 11.713 Palavras (47 Páginas) • 150 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
RAIANE VANESSA DIAS DE JESUS DA SILVA
MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL.
[pic 3]
Barreiras
2018
RAIANE VANESSA DIAS DE JESUS DA SILVA
MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Serviço Social
Orientador: Prof. Maria Angela Santini
Barreiras
2018
[pic 4]
AGRADECIMENTOS
Agradeço a DEUS em primeiro lugar, as minhas colegas que sempre que necessitei estiveram prontas para me ajudar.
Agradeço ao meu filho e meus pais que souberam compreender os momentos de ausência que se fizeram necessários para que essa conquista fosse realizada.
Agradeço a todos que de alguma forma me ajudou a vencer as barreiras e obstáculos encontrados no decorrer do curso.
.
SILVA, RAIANE VANESSA DIAS DE JESUS. MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. 2018. 00 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso de Serviço Social – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Cidade, 2018.
RESUMO
Deve conter uma brevíssima justificativa do tema, objetivo geral, metodologia, principais resultados e conclusão. (de 150 até 500 palavras, em espaço simples e sem parágrafos). ESCRITO EM TEXTO CORRIDO, SEM PARÁGRAFOS, ESPAÇAMENTO SIMPLES ENTRE LINHAS E TEXTO ALINHADO. O RESUMO EM INGLÊS É OPCIONAL. RAIANE VANESSA DIAS DE JESUS DA SILVA
Palavras-chave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. Palavra 4. Palavra 5.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................14
1 - CONCEITO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.....................................................15
1.1 - Histórico da violência DOMÉSTICA no mundo.............................................15
1.2 - Violência DOMÉSTICA no Brasil..................................................................15
1.3 - FORMA DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
2 – LEI MARIA DA PENHA....................................................................................16
2.1- Origem e denominação da Lei Maria da Penha .............................................16
2.2 - Instrumentos de proteção dos direitos fundamentais das mulheres
3. ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA..........................................................................................................17
CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................18
REFERÊNCIAS......................................................................................................19
INTRODUÇÃO
O tema escolhido baseia-se em discussões apresentadas em literatura já existente, referente sobre a violência doméstica que está presente em muitas mulheres nos dias atuais. A questão da violência tem sido considera uma questão de saúde pública, desse modo vem-se desenvolvendo políticas de proteção e atenção a mulher para combater à violência existente com esse público. A violência doméstica faz referencia a ações de ordem física, psicológica e sexual, sendo que o principal agressor é o parceiro íntimo. Caracterizada por um ato de brutalidade, agressão física, psíquica, moral ou patrimonial contra sua parceira.
Justifica-se que a violência doméstica é considerada um problema que preocupa o Brasil e para que essa prática seja abolida, surge a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340). Para que se haja uma eficácia no enfrentamento dessa violência, é necessário discussões no meio acadêmico, promovendo debate público acerca da questão, de modo que busque propagar os valores éticos baseado no respeito à dignidade da pessoa humana, consolidando a democracia, considerando os mecanismos de defesa e direitos humanos da mulher e a relação de gênero. Foi escolhido esse tema para ter mais conhecimento sobre a Lei, para que por meio desse aprendizado, possa haver melhoria no combate a violência doméstica contra a mulher, de modo que possa contribuir para haja um debate acercca das formas de erradicação do fenômeno social, cultural e histórico que é a questão da violência doméstica.
A pesquisa realizada buscara responder o seguinte problema: Como o assistente social pode intervir em situações de violência doméstica?
Apresenta-se como objetivo geral: Analisar a intervenção do assistente social com vítimas de violência doméstica e a aplicação da Lei Maria da Penha. E como objetivos específicos irá Abordar sobre o papel do assistente social nas relações familiares visando o seu fortalecimento; Identificando os principais autores que abordam a temática do estudo; Conhecer os benefícios da Lei Maria da Penha; e Identificar os tipos de violência doméstica contra a mulher.
Será realizada uma pesquisa bibliográfica, que segundo (Gil, 2002), tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o tema proposto e contribuir para o estudo através da pesquisa em livros, artigos científicos e legislações referentes ao tema. A pesquisa biblográfica permite ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos mais amplos do que se pesquisasse diretamente.
O trabalho esta dividido em dois capítulos. O primeiro abordará sobre o conceito de violência doméstica; o histórico da violência doméstica no mundo e no Brasil, citando as várias formas de violência contra mulher.
...