O ABUSO SEXUAL INTRA FAMILIAR CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE
Por: Ana Cristina Alves • 19/4/2018 • Monografia • 20.940 Palavras (84 Páginas) • 332 Visualizações
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTA CECÍLIA - IESC
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
ANA CRISTINA ALVES DO NASCIMENTO
ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE: as consequências psicossociais causadas as vítimas
ARAPIRACA – AL
2015
ANA CRISTINA ALVES DO NASCIMENTO
ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: as consequências psicossociais causadas as vítimas
Monografia apresentada ao Instituto de Ensino Superior Santa Cecília, como requisito parcial a conclusão do Curso de graduação em Serviço Social.
Orientador (a): Profa. Esp. Maysa Carla de Souza Cruz.
ARAPIRACA – AL
2015
ANA CRISTINA ALVES DO NASCIMENTO
ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: as consequências psicossociais causadas as vítimas
Aprovado em _____ de ___________________ de ________.
___________________________________________
Orientador: Profa. Esp. Maysa Carla de Souza Cruz
BANCA EXAMINADORA:
_____________________________________________
Examinador 1: Profa. Esp. Mirtes Virgínia de Araújo
_____________________________________________
Examinador 2: Profa. Esp. Maria Helena da Silva Carvalho
Aos meus pais que tanto lutaram para a realização desse sonho. E a todas as crianças e adolescentes que sofrem ou sofreram o abuso sexual dentro do ambiente familiar.
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus, por ter me proporcionado sabedoria, competência, para concluir esta monografia.
Ao meu pai Cicero Alves por ser um pai maravilhoso, dedicado, batalhador, pois se não fosse sua garra e estimulo não teria conseguido essa vitória.
A minha mãe Ana Célia pela vida e educação que me deu. E a minha irmã pelo carinho e torcida.
Ao Meu Amor pelo carinho, amor, paciência e companheirismo nesse momento tão difícil da minha vida.
Aos meus familiares e parentes, por ter colaborado comigo da melhor maneira possível.
A professora e orientadora Maysa Cruz pela competente orientação, pelo esforço e dedicação, pois se não fosse sua contribuição não teria ampliado meus conhecimentos. Obrigada pelos momentos que me atendeu, pelas dúvidas esclarecidas.
As minhas amigas Jessika Danielly e Patricia Pereira pela ajuda e companheirismo, compreensão e discussão durante essa construção. E por terem me aturado durante esses quatro anos de faculdade.
As docentes, Mirtes e Helena que aceitaram o convite de participar da banca examinadora, tendo interesse pelo tema, e por ter me auxiliado no desenvolvimento desta monografia.
As minhas colegas de curso pela convivência durante todo o processo acadêmico. A todos os professores do curso de Serviço Social que me ajudaram durante essa formação profissional.
Enfim, a todos que direta ou indiretamente colaboraram para a conclusão do meu curso e da minha futura carreira profissional.
“A dor que aflige mais é a que fica no fundo do nosso coração – a ninguém se revela o amigo intimo a ignora e desconhece-a o mundo; só nós unicamente, é que sabemos dela”.
Cleómenes Campos
RESUMO
Esta monografia apresenta um breve estudo sobre o abuso sexual intrafamiliar praticado contra crianças e adolescentes. Nela serão abordado como temas principais às mudanças familiares ocorridas desde antiguidade até os dias atuais, bem como a família desestruturada e abusiva que tem como prática principal a violência, a dominação, a exploração e a opressão. Outro ponto que será discutido é o contexto histórico em relação aos direitos sociais conquistados pelas crianças e os adolescentes com chegada da Constituição Federal de 1988, bem como pelo Estatuto da Criança e do adolescente, que por muito tempo foi reconhecido como sujeitos sem direitos. Em seguida serão apresentados os tipos de violências mais praticadas contra a infância e juventude, dando uma maior ênfase a violência sexual. Destacará na segunda seção com a principal violência da contemporaneidade o abuso sexual intrafamiliar, analisando a questão de gênero e as consequências psicossociais que essa violência causa as vítimas. Além das medidas protetivas utilizadas para orientar a população, com o objetivo de amenizar as crescentes causas de abuso sexual, tentando acabar com a sua principal característica que é o complô do silêncio.
Palavras-chave: Abuso Sexual, crianças
...