O DEBATE CONTEMPORÂNEO DA QUESTÃO SOCIAL
Por: LuanaOlimaia • 16/8/2018 • Trabalho acadêmico • 917 Palavras (4 Páginas) • 286 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
CURSO: Bacharelado em Serviço Social
ALUNO/A: Luana Oliveira Maia 1382742
Maria José De Oliveira Maia 1401415
RELATÓRIO DE PESQUISA
Portfólio
Barbacena - MG
[pic 1]
Modelo Folha de Rosto
1 INTRODUÇÃO
Este portfólio tem como objetivo apresentar a entrevista realizada no CRAS de Santa Bárbara do Tugúrio, Minas Gerais com o intuito de aprofundar e conhecer melhor sobre a realidade das expressões da questão social.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento de todo este trabalho foi baseada na entrevista realizada, pesquisas bibliográficas em artigos científicos, textos complementares e alguns sites oficiais. E no decorrer do desenvolvimento terá definições do que é a questão social e alguns exemplos da mesma.
2 Visita a um espaço sócio-ocupacional
A questão social aproxima a vida dos indivíduos nas reivindicações pela defesa de direitos civis, sociais, políticos e humanos destinando-os à batalha pelos direitos e deveres de cidadão. As políticas sociais estabelecem de um lado o Estado atingir a harmonia entre as classes, camuflando conflitos entre os interesses do capital e do trabalho, e do outro lado como sentenças das lutas sociais, o que autoriza a conexão capital trabalho do âmbito privado para público para adquirir valorização.
São muitas as manifestações da questão social que são postas aos assistente sociais como questões relacionadas a alimentação, trabalho, creches, moradia, leitos hospitalares entre outros e a nossa futura profissão tem o papel de enfrentar a questão social que é um conjunto de problemas sociais que procedem da restauração do capitalismo, ele que é o grande causador deste conjunto de desigualdades que constitui o conceito, por esse motivo é interessante que sempre que escutarmos falar de questão social devemos relacionar com as diversidades sociais provocadas pelo sistema capitalista.
No início do século XX, além da desigualdade provocada pelo desenvolvimento do capitalismo, uma crise econômica que foi a crise de 1929, afetou vários países provocando um índice de desemprego e pobreza progressista. E com isso os trabalhadores que já estavam organizados pressionaram o Estado por melhores condições de vida e trabalho. Então podemos dizer que a questão social no século XX se expressou tanto na manifestação contra a desigualdade social como na resistência dos trabalhadores em aceitar esses problemas.
Temos alguns exemplos de como as expressões da questão social se manifestam no dia-a-dia do trabalho de um assistente social em, diversas áreas de atuação. Na área da assistência, situação de desemprego como ausência de renda, dificuldades de acesso entre outros; na área da saúde, dificuldade de acesso a medicamentos, falta de leito nos hospitais entre outros; na educação, o analfabetismo, dificuldade de acesso à profissionalização que afeta as oportunidades de trabalho entre outros; na área habitacional, ausência de condições
de acesso à moradia digna.
Na entrevista realizada com a Assistente Social ela diz que o desemprego é a principal expressão da questão social atendida por ela em seu local de trabalho. O público mais atendido por ela são idosos, crianças, adolescentes e familiares em situação de vulnerabilidade e risco social, o CRAS trabalha prevenindo essas situações, as famílias que já se encontram em alguma circunstância de risco ela trabalha com a orientação da situação em que o usuário se encontra.
Esta instituição é uma unidade pública e municipal que é responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social as famílias, grupos e individuo em situação de vulnerabilidade social, com matricilidade sócio familiar e que organiza a vigilância social em sua área de abrangência.
...