TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  24/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE DE SÃO PAULO -  CAMPO LIMPO
Serviço Social


Família e Sociedade
Serviço Social Contemporâneo

Tutora Profa. Ana Maria Espindola

Tema: Desafio Profissional

Jane da Rocha Pita – RA: 2861919425


São Paulo/SP

28/04/2015

Famílias: configurações e realidade social


O texto relata a família como primeiro contato do ser humano com o mundo, e faz uma ligação entre a sociedade e o individuo independente de sua formação familiar, seja ela monoparental, nuclear ou uma família alternativa. A diversidade da formação familiar cresceu no decorrer da história, consideravelmente a partir século XX. A mulher passou a ter efetiva participação no mercado de trabalho e a independência financeira, diminuindo assim o tempo da mãe na educação e companhia de seus filhos.

O texto destaca que as mudanças que acontecem na esfera pública afetam diretamente as famílias. Quando o menor não tem apoio no seio familiar, os sistemas de ajuda intervêm para que essa família receba orientação, ou até mesmo que os membros mais jovens sejam encaminhados aos abrigos, mas na maioria das vezes essa condição realimenta o ciclo de rupturas familiares. Portanto, todas as alterações no contexto sociocultural e nas politicas públicas ocorridas no decorrer dos anos afetaram as famílias.


Matricialidade Sóciofamiliar

De acordo com o PNAS, a família é o conjunto de pessoas unidas por laços consanguíneos, afetivos e ou de solidariedade, cuja sobrevivência e reprodução social pressupõem obrigações recíprocas e o compartilhamento de renda e ou dependência econômica.

O texto matricialidade sóciofamiliar relaciona a centralidade da família como núcleo social fundamental para a efetividade de todas as ações e serviços da política de assistência social.

Na Política Nacional de Assistência Social, a matricialidade sociofamiliar é destacada para enfocar a centralização da família garantindo a sobrevivência da mesma, para dar maior proteção social de suas necessidades.

Sabe-se que é necessário entender a família como sujeito de direitos, com destacando o reconhecimento de suas possibilidades e fragilidades socioeconômicas e culturais, certo que para a família cuidar e proteger, ela deve ser amparada. Pode-se dizer que, os profissionais trabalham na política pública de assistência social colocam que a família está sobrecarregada diante às questões sociais e, portanto, têm dificuldade de cumprir as funções a ela socialmente definidas.

O serviço social na contemporaneidade

A família possui uma grande importância, nota-se nas funções que ela exerce tais como proporcionadora de segurança a seus integrantes, geradora de vínculos afetivos, desenvolvimento de seus integrantes enquanto parte da sociedade, a autoridade que ela exerce e o aprendizado que ela transmite do que é correto segundo as regras e normas que regem a sociedade.

Entende-se que a família tem o dever de prover os cuidados, a proteção, apoio para seus membros, contudo também precisa ser cuidada e protegida, necessita de atenção por não conseguir cumprir a sua função social.

O Assistente Social precisa ter um contato com a realidade, entender seus problemas, suas origens para poder colocar em prática os seus conhecimentos científicos, valores moralistas e principalmente sua conduta sócio-educativa, lembrando que cada família tem a sua individualidade e não pode ser tratada de um modo geral.

Desse modo, que o trabalho do profissional deve estar voltado para as fragilidades da determinada família em estudo. Quais os problemas, as carências, nível de escolaridade, acessibilidade, se sofrem violência externamente ou intrafamiliar, entre outras problemáticas do cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com