O Direito dos Idosos
Por: joseilda • 29/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.509 Palavras (7 Páginas) • 214 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
SUZANA DE VASCONCELOS VIEIRA CALDAS
SERVIÇO SOCIAL
[pic 3]
SALGUEIRO / 2015
SERVIÇO SOCIAL
[pic 4]
SALGUEIRO / 2015
INTRODUÇÃO
A concretização do projeto de intervenção foi desenvolvida no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) que é uma unidade pública de Assistência Social do município de Cabrobó que fica localizada na Praça José Caldas Cavalcanti. A instituição tem como intuito destinar para as famílias serviços de apoio social e acolhimento psicossocial, oficinas, palestras sócio educativas, e visita domiciliares as famílias de vulnerabilidade social. O CRAS leva informação e orientação para a população, bem como se articula com a prestação de serviço social local referente aos direitos da cidadania.
A implantação do projeto conta com o apoio das parcerias: Assistente Social, Psicóloga e palestrante. Seu publico alta será as pessoas idosas e familiares que fazem parte das atividades do CRAS. No período do Estágio Supervisionado, tivemos como objetivo levar ao conhecimento dos idosos informações sobre os direitos existentes que ainda são desconhecidos pelos mesmos.
O presente projeto procurou buscar e refletir sobre a questão do idoso no Brasil observou a situação histórica de conquistas de seus direitos democráticos, tendo como meta a Constituição Federal de 1988 que estabelece a proteção social ao idoso é dever do Estado e direito de cidadania. O Estado, a sociedade e a família têm como responsabilidade proteger as pessoas idosas, afirmando sua participação ativa em sua comunidade , resguardando sua dignidade e bem estar na garantia do direito a vida. Nesta perspectiva, as políticas públicas desempenham um papel fundamental, consolidadas através do Sistema Único de Assistência Social, descentralizando os poderes entre os seus três entes, União, Estados e Municípios articulados no tripé da seguridade social: Saúde, Previdência e Assistência Social.
A inclusão do idoso é um reflexo dos valores cultivados na moderna sociedade de consumo. Por isso, é necessário criar condições para que os idosos exerçam seus direitos como cidadãos, promovendo ações que busquem a emancipação e a elevação de sua auto-estima.
Envelhecer com boa qualidade de vida, constitui-se um direito do idoso, no entanto esse principio tem sido desafiador na atualidade. Se faz necessário um conjunto de políticas públicas de proteção para as pessoas idosas, primado na emancipação da situação de vulnerabilidade e risco. A Proteção Social é realizada por meio das políticas públicas sociais específicas, promovendo a garantia de todos os idosos, cidadãos de direitos, que estão dispostos à margem, ao risco e à vulnerabilidade, ao acesso às redes de serviços que se encontram no conjunto da Assistência Social. A Proteção Social “é compreendida como um conjunto de ações institucionalizadas ou não, que visam proteger o conjunto ou parte da sociedade, dos riscos naturais e/ou sociais decorrentes da vida em comunidade.
EFETIVAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO REALIZADO NO CRAS
Aos 16 dias do mês de Março de 2015, a universitária Suzana Vasconcelos Vieira Caldas do 7º período do Curso de Serviço Social da Universidade Unopar iniciou o Estagio no CRAS.
A instituição analisada tem uma visão universal das ações praticadas pelo CRAS (Centro de Referencia da Assistência Social). Permitindo dessa maneira uma melhor abrangência da realidade do campo do estágio.
Durante o estágio supervisionado no CRAS, foi ressaltado a falta de informação sobre a falta de informação sobre os direitos da pessoa idosa.
O objetivo do projeto foi levar ao conhecimento dos Idosos a importância sobre seus direitos na sociedade que ainda são desconhecidos pelos mesmos. A partir dessa observação do estágio, podemos observar a necessidade de reflexão sobre o tema abordado esclarecendo que o idoso pode ser beneficiado para que possa ter uma melhor qualidade de vida.
O método efetuado no projeto de intervenção se deu através de uma palestra e os elementos fundamentais de qualquer processo de trabalho são: leituras, pesquisas, e produção de textos informativos.
A palestra é um processo de curta duração, pois os assuntos são abordados de modo superficial, exceto se o tema for muito técnico ou específico. Mas a finalidade da palestra é de sensibilizar o publico, buscando a conscientização sobre seus direitos com relação a sua vida social.
Com a execução do projeto foi realizada seleção e organização de material e local para palestras, informações sobre o direito do idoso com Assistente Social, foi feito a exposição do tema sobre o direito do idoso para os idosos presentes no CRAS. Foi apresentado slides uma explanação do tema abordado, durante o período da semana foi repassado informações sobre o tema o direito do idoso, com palestras acompanhadas pela Assistente social, Psicóloga e orientadores.
Fiz o acompanhamento da visita domiciliar com a Assistente Social e Psicóloga, observei as atividades de arte com os idosos e confeccionamos cartazes informativos com o tema abordado.
A palestra faz parte do Estágio Supervisionado, que focaliza os direitos sociais direcionado ao idoso. Tendo como objetivo contribuir para o fortalecimento do processo de conhecimento.
Vale ressaltar que os idosos presentes durante a execução do projeto ainda desconhece os direitos que possuem dentro da sociedade, e muitos não vivencia seus direitos dentro do estatuto do idoso.
Eu como futura Assistente Social, quero colaborar com meu trabalho para segurança para os idosos com vulnerabilidade e risco social, levando informações e projetos que possam assegura uma vida social saudável. Fazendo com que os idosos não venham a ser excluídos do mundo social.
O Projeto sobre o direito do idoso conscientizou os idosos presentes durante sua execução, sobre a importância do apoio de suas famílias, e o direito que eles podem ter sobre saúde, laser e bem estar social.
O Projeto ressaltou sobre expandir os conhecimentos dos idosos sobre seus direitos que são desrespeitados pela sociedade em geral. Cabe a família fazer com que os direitos dentro do estatuto do idoso sejam exercidos na vida social do idoso.
...