O Projeto de Ação
Por: Lenilma • 20/12/2016 • Trabalho acadêmico • 1.661 Palavras (7 Páginas) • 384 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO AO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Lenilma Gomes da Silva
PROJETO DE AÇÃO – BRINCANDO SE APRENDE
Período de realização: 03/08/2016 a 06/09/2016
[pic 3]
Paulo Afonso-BA
2016
PROJETO DE AÇÃO – BRINCANDO SE APRENDE
Curso de Bacharelado em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Supervisionado II.
Orientadora de Campo:Quézia Maria Gomes
CRESS/BA: 10.482
OrientadoraAcadêmica: Juliana Oliveira de Santana
CRESS/BA:10.415
[pic 4]
Paulo Afonso-BA
2016
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO 4
2. JUSTIFICATIVA 4
3. OBJETIVOS 6
3.1 OBJETIVO GERAL 6
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
4. PÚBLICO ALVO 6
5. METAS A ATINGIR 6
6. METODOLOGIA 7
7. RECURSOS HUMANOS 7
8. PARCEIROS OU INTITUIÇÕES APOIADORAS 7
9. AVALIAÇÃO 7
10. CRONOGRAMA OU EXECUÇÃO 7
11. BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA 8
1. APRESENTAÇÃO
O Projeto de ação “Brincando se Aprende”, será executado pela estagiária do curso de serviço social, da universidade norte do Paraná – UNOPAR, polo de Paulo Afonso – Bahia, no Centro de Referência de Assistência Social CRAS BTN II de Paulo Afonso com o grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com crianças, que possui total de 80 usuários.
O CRAS do Município de Paulo Afonso atende principalmente aos beneficiários de Programas Federais e Estaduais, famílias de baixa renda ou em vulnerabilidade social, crianças, adolescentes e idosos que estejam em situações de risco, buscando com isso, superar as vulnerabilidades locais do Município. As principais Ações do projeto busca expor informações e implantações de mais atividades educativas no grupo de SCFV.
O Projeto contempla a realização de palestras educativas com temas específicos e relacionados a educação, direitos e atividades educativas sempre com o objetivo de conscientizar a importância de manter um reconhecimento adequado diante do tema escolhido.
O tema foi escolhido por acreditar-se que na infância o brincar é intrínseco à constituição do ser criança. Através do brincar os pequenos são capazes de criar e vencer seus próprios limites e construir suas próprias aprendizagens.
Os jogos e brincadeiras auxiliam a criança no processo de pensar, imaginar, criar e se relacionar com os demais. “A brincadeira é atividade física ou mental que se faz de maneira espontânea e que proporciona prazer a quem a executa”. (QUEIROZ, 2003, pg.158).
O brincar é a atividade principal do dia a dia para as crianças. Pois neste momento a criança toma decisões, expressa sentimentos, valores, conhece a si, os outros e o mundo, repete ações prazerosas, partilhar brincadeiras com o outro, expressa sua individualidade e identidade, explora o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura para compreendê-lo, usar o corpo, os sentidos, os movimentos, as várias linguagens para experimentar situações que lhe chamam a atenção, solucionar problemas e criar.
Mas é no plano da imaginação que o brincar se destaca pela mobilização dos significados. Enfim, sua importância se relaciona com a cultura da infância que coloca a brincadeira como a ferramenta para a criança se expressar, aprender e se desenvolver. (KISHIMOTO,2010 pág.1)
2. JUSTIFICATIVA
O Projeto tem o firme propósito de levar aos participantes informações acerca do lúdico na educação e mais clareza em cima do tema escolhido ‘’ BRINCANDO SE APRENDE’’. Escolher executar o projeto com o grupo de crianças é satisfatório, e com o tema escolhido terá a estimulação para a instituição promover mais atividades educativas no grupo de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.
Para isso tenho a justificativa de que informações sobre atividades lúdicas e educativas, palestras, oficinas, dinâmicas nunca é demais e sim novas oportunidades que o grupo irá aproveitar. O objetivo do Projeto Brincando se Aprende esta em execução em expor que a infância é uma fase que se possa aproveitar diante dos direitos das políticas públicas, reconhecimento social, igualdade social, enfim buscar ser orientado diante das situações que necessita.
Sabe-se que os jogos e brincadeiras estão presentes no cotidiano das crianças, sendo atividades livres e espontâneas, onde o aprendizado acontece por meio das interações com as demais crianças e com os objetos a sua volta.
Deste modo, a prática de jogos e brincadeiras no cotidiano escolar da Educação infantil torna-se fundamental uma vez que, por meio do brincar, as crianças, além de desenvolverem suas próprias aprendizagens, aprendem a respeitar regras e normas de convivência. Além disso, brincadeiras e jogos, são capazes de elevar a autoestima da criança proporcionando a ela bem estar e prazer.
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Mostrar a importância do lúdico na fase infantil e educacional para a criança no CRAS BTN II de Paulo Afonso – Bahia, promover uma conscientização aos participantes sobre a importância das transformações de gerações nos dias atuais.
...