O Projeto de Ação
Por: mirianquintana • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.560 Palavras (7 Páginas) • 180 Visualizações
SUMÁRIO:
INTRODUÇÃO ............................................................................2 à 4
DESENVOLVIMENTO ....................................................................5 à 7
CONCLUSÃO .................................................................................8
[pic 1]
INTRODUÇÃO:
O Estágio Curricular III foi desenvolvido na secretaria municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho é o órgão encarregado de desenvolver a política de Assistência Social, especialmente por meio do desenvolvimento de programas de inclusão social e incentivo à geração de emprego e renda, possibilitando formular e implantar programas, projetos e ações específicas, que possam contribuir para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas. Implementar políticas públicas para a população em situação de exclusão social, por meio de ações e programas baseados nos princípios fundamentais dos Direitos Humanos, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e consolidando sua autonomia, fortalecendo a democratização do Estado para as transformações sociais.
O Trabalho Técnico-Social foi desenvolvido, pela necessidade de dar respostas concretas ao desastre ocorrido no ano de 2007 e 2011 no Município de Nova Friburgo - R.J, quando ocasionou a perda de moradias de muitas famílias.
O Governo Federal, Estadual e Municipal disponibilizaram verbas para construções de Conjuntos Habitacionais – CHs, muitas unidades já foram comtempladas junto aos moradores e (algumas ainda em processo de sorteio e acabamento), onde o Projeto de Ação “sou + Um” teve seu embasamento e desenvolvimento junto a equipe Técnica profissional.
A moradia foi alçada ao direito social, no ano 2000, pela Emenda Constitucional 26, somando-se aos outros direitos listados no artigo 6º da Constituição Federal. A moradia também é considerada um direito fundamental da pessoa humana, constando na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. No Brasil, a Política Nacional de Habitação, considera que esse direito vai além de uma casa para morar. O verdadeiro direito à moradia se concretiza quando o cidadão tem acesso a outros bens e serviços, tem direito à cidade como um todo. O objetivo da ação social é fazer valer esses direitos.
O Projeto “Sou + Um” surgiu após uma pesquisa realizada através de questionários pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho, quando constatou a dificuldade dos moradores em vários aspectos como:
- Dificuldades em relacionamentos entre vizinhos,
- Pagamentos de condomínio,
- Responsabilidades com a manutenção do local,
- Relacionamento síndico moradores,
Entre outros assuntos que foram sugeridos pelos moradores como indicação de cursos para adolescentes.
Proporcionou os moradores dos conjuntos habitacionais – HUs, sua inclusão em redes sociais de participação e solidariedade, a apropriação de informações e conhecimentos dos direitos, questões de interesse comum e que foram compartilhadas e refletidas coletivamente.
Durante o encontro os moradores trocaram experiências para o exercício da escuta e da fala e compartilharam suas vivências dentro de um contexto de Oficinas e Palestras.
O “Projeto Sou + Um”, proporcionou aos moradores conhecer seus direitos bem de perto. Ofereceu um espaço de discussão dos diferentes aspectos, mostrando a importância de todos somarem para uma melhor moradia, unirem forças em busca dos direitos e somando as ideias para construírem um espaço agradável e de fácil convivência.
Os objetivos propostos foram:
- Desenvolver uma Ação Social que vislumbre a integração dos moradores dos Conjuntos Habitacionais – HUs, através de sensibilização e informação sobre os direitos e deveres do novo morar.
- Garantir o acesso a informações relacionadas a utilização adequada do novo local de moradia, proteção à infância e convivência comunitária, minimizando a vulnerabilidade.
- Aprendizados através de Dinâmicas e Palestras sobre direitos, e Fortalecimento de laços de vizinhança, Restauração, organização e deveres no novo morar.
- Incentivar a socialização a cooperação, a autoestima com brincadeiras e oficinas artesanais periodicamente.
- Promover palestras sobre violência doméstica, drogas e abusos sexuais.
- Discussão aberta para exposição de variáveis necessidades como: transportes, saúde, educação, segurança, etc.
A Equipe técnica profissional e outros profissionais envolvidos na realização do projeto através das instituições e parcerias envolvida foram a Secretaria de Assistência Social ,Conselho Tutelar e Prefeitura Municipal de Nova Friburgo – RJ com a participação de :1 Assistente social,1 Psicóloga,3 Estagiários,1 Advogado,1 Conselheiro Tutelar e 1 Artesã.
Os profissionais prestaram um trabalho eficiente gerando um ótimo resultado.
DESENVOLVIMENTO:
A secretaria de Assistência Social e Trabalho visando viabilizar os direitos dos moradores dos conjuntos Habitacionais e proporcionar meios que visam proporcionar aprendizados e condições para melhor convívio entre os moradores realizou com grande êxito o projeto “Sou + UM” que teve como meta atender cerca de aproximadamente, 04 Conjuntos Habitacionais – HUs, sendo eles na localidade em Lagoa Seca, Ltº Floresta, Granja Spinelle. Alcançando moradores de diferentes classes sociais, acontecendo uma vez por mês, sempre as segundas quartas- feiras entre às 18:00 horas às 20:00 horas.
...