O Projeto de Intervenção
Por: Maíra Santos • 28/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.031 Palavras (5 Páginas) • 157 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVO 6
3.1 OBJETIVO GERAL 6
3.2 OBJETIVO ESPECIFICO 6
4 PÚBLICO ALVO 7
5 METAS A ATINGIR 7
6 METODOLOGIA 7
7 RECURSOS HUMANOS 8
6 PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS 8
6 AVALIAÇÃO 8
6 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 8
REFERÊNCIAS 9
APRESENTAÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães é uma organização governamental, fazendo parte da estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães. Tem como obrigação, garantir as diretrizes e normas da política pública de saúde do município e como visão prevenção à saúde, promovendo assim o acesso aos benefícios, programas, projetos aos quais a população tem direito.
O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria nº. 55/99 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde) é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem quando esgotado todos os meios de atendimento. O TFD pode envolver a garantia de transporte para tratamento e hospedagem. Quando indicado, este será concedido, exclusivamente, a pacientes atendidos na rede pública e referenciada. Nos casos em que houver indicação médica, será autorizado o pagamento de despesas para acompanhante.
Está situado na AV. Barreiras, 285 – Centro, em Luís Eduardo Magalhães – BA, dentro da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães no setor da Secretaria Municipal de Saúde. No TFD o Assistente Social compõe uma equipe juntamente com Médico, Coordenador e Auxiliar Administrativo e têm um papel fundamental, pois é o profissional de serviço social que é responsável por fazer a interação do paciente com o local indicado para seu tratamento, com a equipe do TFD, facilitando dentro dos critérios o acesso aos benefícios do programa, realizando a orientação do usuário, o atendimento, visitas domiciliares e emite pareceres sociais que são encaminhados ao médico, permitindo o cadastramento de pessoas que se enquadram nos critério do TFD. Assim o projeto de intervenção será aplicado na sala do TFD, com o propósito de informar mais sobre este benefício.
justificativa
Conforme ao longo do período de estagio pode-se observar a falta ou o não conhecimento total do programa T.F.D e principalmente como se deve proceder em relação aos benefícios,diante da demanda apresentada diariamente em busca de informações, faz se necessário a elaboração de uma cartilha informativa que venha esclarecer duvidas de forma mais clara e objetivas sobre o funcionamento do programa, as Leis, com o objetivo de poder contribuir com a melhoria no processo de informação ao usuário do TFD e visando a humanização no atendimento, conscientizando os usuários que este beneficio e um direito de todos.
Visando assim que este beneficio é de grande importância na saúde para todos, então cabe o usuário usufruir com consciência e responsabilidade, sendo utilizado somente para o tratamento.
OBJETIVO
OBJETIVO GERAL
Estimular os pacientes e os seus acompanhantes a conhecerem os direitos orientando e informações sobre o beneficio de Tratamento Fora de Domicilio – TFD Intermunicipal e Interestadual.
OBJETIVO ESPECIFICO
- Descobrir as principais dúvidas dos usuários sobre o beneficio.
- Fornecer instruções e esclarecimento sobre os benefícios
- Enfatizar a importância das regras do TFD
PÚBLICO ALVO
O processo de intervenção desenvolvido por este projeto tem como público alvo são homens e mulheres a partir dos 20 anos, idosos e seus acompanhantes, pessoas que tenham interesse em se informar sobre o beneficio, residentes de Luís Eduardo Magalhães e de outros municípios mais que estejam na cidade.
...