O Serviço Social IV
Por: levanessa • 18/8/2015 • Projeto de pesquisa • 1.280 Palavras (6 Páginas) • 181 Visualizações
[pic 1]
PSICOLOGIA SOCIAL
Goiânia, setembro
2013
Universidade Anhanguera - Uniderp
Curso: Serviço Social IV
Professora: Darleide Jubé
Tutor à distância: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Nome: Letícia Fernandes Viana de Melo RA:349858
Nome: Valderci Rustiguel Viana RA:349861
PSICOLOGIA SOCIAL
Goiânia, setembro
2013
INTRODUÇAO
Abordaremos no texto a seguir a definição da cultura, o que ela representa em nossas vidas .
Falaremos do filme tropa de elite dos conflitos sociais ocorridos nele, do tráfico de drogas nos morros do Rio de Janeiro, a corrupção dentro da policia, universitários que usando trabalhos sociais para usar drogas e traficar nos morros, a pressão psicossocial sofrida pelos políciaisdevido sua profissão.
Abordaremos também a necessidade da intervenção do BOPE (batalhao de operações policiais especiais), que são policiais considerados incorruptíveis e bem preparados subir nos morros e confrontar com os traficantes. O bope é um grupo estrutural que trabalha em equipe, com estratégia e ação. Atualmente assume uma função de pacificador, nas favelas pacificadas.
Em seguida abordaremos também o trabalho do assistente social que é considerado muito importante na resolução das questões sociais. Sua intervenção consiste, sobretudo, no desenvolvimento de capacidades individuais, coletivas e sociais
RESUMO
A Psicologia Social visa estudar o comportamento de indivíduos e suas influências sociais, buscando o que nos caracteriza como espécie dentro de certas condições ambientais.
Para isso estuda a linguagem, história, cultura, entre outros fatores.
A CULTURA
A cultura define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas. Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.
Todos temos cultura seja os seres humanos ou animais, mas o que nos diferencia é a forma que temos de inovar e de transformar , enquanto os animais somente reproduzem aquilo que vêem.
Então o ser humano também quando criança, tem como os animais a tendência de reproduzir o que os adultos fazem, se crescem vendo os adultos agirem de forma errada ele também vai agir da mesma forma, é o que acontece no filme que mostra crianças com armas nas mãos, usando e vendendo drogas, como se fosse uma coisa normal.
O FILME TROPA DE ELITE (2007)
Dirigido por José Padilha
Tropa de elite descreve a realidade em que vive a polícia Militar do Rio de Janeiro o (BOPE), que enfrenta o trafico nos morros, luta contra a corrupção dentro da policia, mostra que encontrar pessoas honestas e incorruptível dentro da policia é uma missão quase que impossível.
O autor faz uma crítica à classe média formada por universitários que criticam violência policial, mas favorece a violência urbana carioca.
Tropa de elite é um filme que retrata a realidade, nos mostrando exatamente o que a mídia tem nos mostrado todos os dias.
O tráfico nos morros do Rio de Janeiro, a violência, a corrupção, universitários que usam os estudos para fazer trabalhos sociais nos morros somente para usar drogas e traficar.
O filme também mostra o lado humano dos policiais militares que como todo cidadão tem seus medos, anseios e temem por suas vidas. Muitas vezes sofrem por causa do remorso da culpa, levando os mesmos ao stress, à depressão e a desestrutura familiar.
A policia militar do Rio de Janeiro não tem estrutura para trabalhar, são mal remunerados, arriscam suas vidas e de suas família por muito pouco . Mas como todo ser humano os policiais também temem por suas vidas.
Para subir o morro muitos policiais acabam se corrompendo, recebem propina e vendem armas os traficantes, deixando-os cada vez mais armados para confrontar com a polícia.
Segundo o autor a cultura da policia é o sistema de corrupção, onde os mesmos trabalham para resolver os problemas em benefício próprio e não da população.
O BOPE ( Batalhão de Operações Policiais Especiais)
Criado em 1970, é especializado no combate ao crime em favelas.
Durante o período de formação os alunos são levados ao limite, onde somente policiais preparados para o combate conseguem passar pelos treinamentos, o objetivo deste treinamento é eliminar os corruptos e os fracos.
O BOPE esta preparado para intervir quando a policia convencional não consegue resolver. Seu objetivo é acabar com o tráfico nas favelas.
Esses policiais trabalham em equipe com estratégia e ação. Considerados um grupo estrutural que se remete aos interesses de grandes grupos e classes sociais.
Segundo o autor o bope é uma tropa de elite conhecida como disciplinada, confiável e incorruptível. Embora inicialmente as ações tenham enfrentado a resistência de traficantes, logo os criminosos passaram a optar por abandonar o local após o anúncio das datas de ocupação. Isso poupou a unidade de tiroteios e reduziu os riscos de “efeito colateral”, morte e ferimentos de inocentes atingidos por balas perdidas.
...