O Serviço Social no Brasil
Por: My Computer family • 19/5/2021 • Trabalho acadêmico • 405 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIO PONTES JUCÁ
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL 3
ATIVIDADE AVALIATIVA (5 PONTOS)
Aluna:
Professora:
Data: 30/06/2020
- Sobre a erosão do Serviço Social tradicional no Brasil, discorra em que cenário
econômico e social isso ocorre, e cite pelo menos três elementos novos que a erosão
trouxe à renovação do Serviço Social. (2,5)
A erosão do serviço social ocorre quando a economia e as mudanças sociais começam a serem alteradas, começando a crescer aceleradamente, e com isso a pobreza também, fazendo o quererem modificar de apostolo para um agente profissional.
Os seguintes elementos que marcaram essa fase foram o multiprofissionalismo onde o serviço social se enquadra em várias profissões, o afastamento da igreja católica na profissão, e a visibilidade do movimento estudantil onde se deu uma abertura para a mudança do serviço social.
- Quantas e quais foram às direções da renovação do Serviço Social no Brasil? Explique
cada uma delas. (2,5)
Foram 3,
1.Modernização conservadora: na metade da década de 60, quando houve o golpe de abril, com a ditadura foi necessário que a profissão fizesse alguns ajustes para adaptar-se a mudança, com o capitalismo onde houve mais desigualdades sociais, com isso foi posto que o problema estava na prática da profissão, com os seminários e colóquios para repensar as suas práticas e fazer os reajustes para a melhora ao contexto da ditadura. A centralidade é tentar buscar projetar estratégias, formas de condutas dos assistentes sociais, a caracterização é a legitimação teórica, aspectos tradicionais permanece e são atualizados.
2.Reatualizarão do conservadorismo: na metade da década de 70, recuperação histórica, só que de uma forma mais moderna, a diferença é que ela traz uma concepção mais moderna, trazendo a base teórica onde terá uma justificativa, trazendo para o lado mais científico, traz os teóricos onde põe para lado mais intelectual, retirando as ideias marxiano, ajuda psicossocial, analisando a personalidade de tal, se colocando no papel de terapeuta.
3.Intenção de ruptura: tenta-se romper as práticas tradicionais ligadas a igreja, justamente as que tentaram mudar nas fases anteriores, tentar também romper as bases teóricas e metodológicas ligada ao tradicionalismo, tendo uma crítica mais aprofundada, tentando afastar-se dos meios do pensamento conservador, houve-se uma ruptura, mas nem todos agentes seguem as demandas adaptadas, uma das coisas que marcaram foi a retirada da terapia que era uma das partes do conservadorismo. A intenção está interligada ao pensamento de Marx, recusando totalmente ao tradicionalismo.
...