O que é um padrão? Qual é a atitude dele com a população?
Ensaio: O que é um padrão? Qual é a atitude dele com a população?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tvalagao • 24/11/2014 • Ensaio • 1.245 Palavras (5 Páginas) • 532 Visualizações
1. O que é amostra? Qual sua relação com a população?
R: Amostra é o conjunto de elementos extraídos de um conjunto maior, chamado População. É um conjunto constituído de indivíduos (famílias ou outras organizações), acontecimentos ou outros objetos de estudo que o investigador pretende descrever ou para os quais pretende generalizar as suas conclusões ou resultados. A dimensão da amostra é significativamente inferior à dimensão da população, de forma a justificar a constituição da amostra.
2. O que significa teoria da amostragem?
R: A teoria da amostragem é o estudo das relações existentes entre uma população e as amostras dela extraídas.
Ela é útil para a avaliação de grandezas desconhecidas da população (como sua média, sua variância, etc); denominadas comumente de parâmetros populacionais, através do conhecimento das grandezas correspondentes das amostras. Essa teoria ajuda, também, a determinar se diferenças observadas entre duas amostras são realmente devidas uma variação casual ou se são verdadeiramente significativas.
3. Qual a diferença entre amostras com e sem reposição?
R: Amostra com reposição ocorre quando o item que foi selecionado volta a fazer parte da população. Como exemplo, temos o lance de um dado: o número sorteado pode voltar a ser sorteado.
E a amostrasem reposição ocorre quando o item selecionado não volta mais a fazer parte da população. Como exemplo, temos o sorteio das dezenas em um bingo, os números sorteados naquela rodada não serão sorteados novamente.
4. Quantos planos de amostragem probabilística existem? E quais são?
R: São seis planos:
- amostragem aleatória simples.
- amostragem aleatória sistemática.
- amostragem aleatória estratificada:
- proporcional.
- não proporcional.
- amostragem aleatória por clusters.
- amostragem multi-etapas.
- amostragem multifásica.
5. Qual a diferença entre amostragem probabilística e amostragem não probabilística?
R: A diferença entre amostragem probabilística (ou estatística) e amostragem não probabilística (ou subjetiva) é que a primeira fundamenta-se na distribuição amostral e na seleção aleatória, enquanto que a segunda não tem base estatística, sendo a amostra selecionada por critérios pessoais decorrentes da experiência profissional e do conhecimento do setor em exame.
6. Com relação a amostragem sem reposição, se são retiradas sucessivamente 20 bolas de uma urna que contém 200, esta é uma amostragem com que tipo de população? E ao se lançar uma moeda 15 vezes e ao se contar o total de coroas que aparecem na jogada?
R: A amostragem com ou sem reposição deve ser feita com populações finitas.
7. O que representam amostras aleatórias?
R: É o tipo de amostra mais simples, baseia-se no sorteio dos indivíduos a partir de uma lista completa de toda a população. Apesar de ser a base da teoria estatística, esta amostra raramente é usada na prática. Isso ocorre porque nem sempre é possível satisfazer as condições exigidas por este tipo de amostra, principalmente porque ela requer uma listagem completa dos indivíduos do universo trabalhado.
8. Dentro do plano de amostragem probabilística, o que significa amostragem sistemática?
R: É aquela em que os itens ou indivíduos da população são ordenados de alguma forma – alfabeticamente ou através de algum outro método. Um ponto de partida aleatório é sorteado, e então cada membro da população é selecionado para a amostra.
9. O que significa amostra aleatória em relação a população discreta?
R: Para populações discretas a amostra é aleatória quando todos os itens da população têm a mesma chance de ser selecionados para a amostra.
10. O que significa amostra aleatória em relação a população contínua?
R: Para populações contínuas a amostra é aleatória quando a probabilidade de se selecionar qualquer intervalo de valores é igual a percentagem da população que se encontra no mesmo intervalo.
11. É lançada uma moeda 20 vezes e aparece “coroa” 10 vezes, não se sabe se a moeda é equilibrada. Responda:
a) qual a proporção populacional?
R: 20 / 10 = 10.
b) qual a proporção amostral?
R: 10.
c) o que se pode dizer do numero esperado de coroas?
R: Atingiu 50% do total da amostra.
12. Numa grande comunidade, deseja-se fazer uma pesquisa da porcentagem de pessoas que contraíram uma doença muito contagiosa. Nesta situação, é preferível a utilização de um censo ou amostragem?
R: Nesse caso seria preferível a utilização da amostragem, pois o censo tem uma finalização muito lenta, e isso poderia comprometer o resultado final, visto que a doença é muito contagiosa.
13. Um dos sócios de uma empresa automobilística deseja fazer um teste da sua linha, que prove a maior flexibilidade da chaparia no momento da batida, assim amenizando os riscos de que o carro sofra maior impacto e projeções bruscas. Sabe-se que a inferência estatística envolve a formulação de certos julgamentos sobre um todo após examinar uma parte ou amostra dele. Então um dos sócios
...