O Álcool e tabaco na adolescência
Por: Glauber Manoel Dinz • 7/4/2018 • Projeto de pesquisa • 938 Palavras (4 Páginas) • 147 Visualizações
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 OBJETIVO 5
3.1 OBJETIVO GERAL 5
3.2 OBJETIVO ESPECIFICO 5
4 PUBLICO ALVO...................................................................................................................6
5 METAS A ATINGIR.............................................................................................................7
6 METODOLOGIA..................................................................................................................8
7 RECURSOS HUMANOS......................................................................................................9
8 AVALIAÇÃO.......................................................................................................................10
9 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO.................................................................................11
10 BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA.............................................................................12
1 APRESENTAÇÃO
Este projeto tem por finalidade levar o esclarecimento e conscientização dos adolescentes do CRAS da cidade de Santa Barbara do Leste sobre o álcool e o tabaco e sobre as conseqüências que eles podem ter na vida do ser humano.
O álcool e o tabaco são drogas que podem causar dependência física e psicológica, embora a venda seja permitida aos maiores de 18 anos, também chamado drogas lícitas.
Drogas lícitas são substâncias naturais ou sintéticas que alteram a reação do indivíduo e qual a fabricação, comercio e uso, é permitida por lei.
Exercendo assim uma reflexão sobre o tema apresentado, uma vez que se faz necessário uma apoderamento do entendimento teórico para relacionar-se com as experiências do dia-a-dia e só a partir daí entramos com a proposta interventiva com o objetivo de esclarecer aos adolescentes mediante ao risco que se tem com o uso do álcool e do tabaco.
Diante dos efeitos decorrentes das drogas lícitas, pode-se dizer que, ao fazer uso de qualquer substância nociva ao organismo, da origem, dependência, modificando as atividades psíquicas e físicas. Conseqüentemente levando a: doenças respiratórias, alterações na memória enfisema, câncer, ataque cardíaco impotência sexual perda do autocontrole, gota, rompimento das veias, danos no fígado, rins e estômago, cirrose hepática, úlceras, gastrites, irritabilidade, dor de cabeça, insônia, ansiedade, rompimento das veias, agitação e outros.
2 JUSTIFICATIVA
Percebemos que tem crescido assustadoramente o numero de adolescentes usuários de álcool e tabaco acarretando vários problemas em seu crescimento social e cognitivo. Assim diante desse problema nos vemos na obrigação de estar desenvolvendo projetos capazes esclarecer e levar conhecimentos.
O uso abusivo principalmente do álcool entre os adolescentes se da devido a nossa cultura de festas na maioria das vezes com bebidas alcoólicas. Já o cigarro e uma droga de fácil acesso, onde os adolescentes em sua maior parte querendo pertencer a um grupo ou ainda por achar que o cigarro ira torná-lo uma pessoa mais famosa e mais interessante. Ocorrem também que particularmente o álcool e o tabaco são apresentados as crianças dentro da própria casa pelos pais com o exemplo fazendo uso dessas substâncias.
O conhecimento e a melhor prevenção se tratando de drogas, e através da conscientização poderemos então levar a esses adolescentes mais aprofundamento no assunto.
É preciso que a lição seja a independência com compromisso na maneira de construção do individuo.
2 OBJETIVO
...