PENSANDO A INSTRUMENTALIDADE, NO SERVIÇO SOCIAL
Por: michela.freitas • 22/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.111 Palavras (5 Páginas) • 606 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1. Introdução............................................................................................................03
2. Delimitação e formulação do problema............................................................04
3. Formulação dos objetivos geral e especifico....................................................04
4. Justificativa...........................................................................................................05
5. Metodologia..........................................................................................................05
6. Revisão Bibliográfica.....................................................................................05,06
7. Cronograma da pesquisa...............................................................................06,07
8. Orçamento.............................................................................................................06
9.CONCLUSÃO.........................................................................................................07
10. Referências.........................................................................................................08
INTRODUÇÃO
Segundo as autoras: Amanda Boza Gonçalves, Rosane Aparecida Belieiro Malvezzi, Vilma Aparecida Gimenes da Cruz (2011): “O serviço social utiliza vários instrumentos característicos de sua prática profissional na medida em que trabalha fundamentalmente com seres humanos”. Portanto, o exercício profissional do assistente social exige um conhecimento de técnicas, métodos e metodologias. Compreender este conjunto de ações é uma questão é fundamental. Somente com uma correta compreensão e identificação das várias técnicas, métodos e metodologias utilizadas na prática profissional do assistente social poderemos identificar, valorizar e aprofundar o uso dos instrumentais, ou seja, da instrumentalidade no serviço social. Ainda devemos destacar que o uso dos instrumentais é de fundamental importância, e é também indispensável, na prática profissional do assistente social. A Instrumentalidade possibilita uma atuação planejada, sistemática, estruturada e científica.
A nossa pesquisa pretende refletir sobre o uso da instrumentalidade nos movimentos sociais e nas políticas setoriais contemporâneas identificando as principais técnicas, métodos e metodologias enquanto instrumento de trabalho utilizado no cotidiano dos assistentes sociais.
2 Delimitação e formulação do problema
Para os profissionais de serviço social, a compreensão das temáticas relacionadas aos movimentos sociais e as políticas setoriais, bem como o uso correto dos vários instrumentais é de fundamental importância. Conhecer o seu contexto histórico e seus avanços, limites e possibilidades são extremamente necessários para uma intervenção eficaz. Devemos também, neste contexto destacar a dimensão investigativa do serviço social, esta se constitui em uma característica primordial, para os profissionais do serviço social.
Aprofundando o caráter investigativo do serviço social, temos como objetivo principal deste projeto de pesquisa, refletir sobre a instrumentalidade do profissional de serviço social e na sua atuação frente aos movimentos sociais e as políticas setoriais.
Com esta proposta de estudo além de correlacionarmos as temáticas de instrumentalidade, movimentos sociais e políticas setoriais; também desenvolveremos os aspectos investigativos, crítico e teórico.
3. Formulação dos objetivos geral e especifico
GERAL
- Identificar os principais instrumentais utilizados pelos assistentes sociais no cotidiano profissionais frente os movimentos sociais e políticas setoriais contemporâneas.
ESPECÍFICO
- Refletir sobre a instrumentalidade na atuação do profissional de serviço social;
- Refletir sobre o aspecto investigativo do serviço social
- Conceituar movimentos sociais,
- Conceituar políticas públicas setoriais contemporâneas;
4. Justificativa
A atuação do profissional de serviço social exige um agir dinâmico, observador e investigativo. Um profundo conhecimento das técnicas, métodos e metodologias utilizadas no desempenho profissional. A profissão conta com um vasto arcabouço teórico e metodológico.
O conhecimento deste arcabouço teórico e metodológico, bem como o caráter investigativo e dinâmico, é indispensável ao profissional de serviço social.Este projeto de pesquisa possibilitará um conhecimento sistemático a cerca de a instrumentalidade no agir profissional do assistente social, tanto para um aprofundamento pessoal ou para uma reflexão coletiva. Sendo uma reflexão sistemática e acadêmica poderá contribuir para a prática profissional do assistente social. A necessidade de se controlar e manipular o estoque a qualquer lugar já é uma realidade, pois como podemos observar que a conectividade é uma tendência global. Os dispositivos móveis já possuem acesso a internet e com isso abriu-se mais uma oportunidade de desenvolvimento e utilização de outro recurso: o acesso ao maior banco de dados já disponibilizado a qualquer hora e lugar.
5. Metodologia
O nosso projeto será desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica. Para esta pesquisa serão utilizadas consultas a fontes impressas através de livros.
6. Revisão Bibliográfica
Para desenvolver a temática proposta: “refletir sobre a instrumentalidade do profissional de serviço social na sua atuação frente aos movimentos sociais e nas políticas setoriais”, utilizaremos as seguintes obras e autores: 1. Oficina de Formação: projeto de Intervenção. As autoras: Amanda Boza Gonçalves, Rosane Aparecida Belieiro Malvezzi, Vilma Aparecida Gimenes da Cruz (2011) destacam a importância da instrumentalidade enquanto ação planejada e estruturada. O planejamento estratégico se transformou em um instrumental para o serviço social. As autoras insistem na importância do planejamento para o serviço social.
...